Como calcular a energia em um tiro

••• bullets in shell image by Zhann from Fotolia.com

Para descobrir a energia desprendida em um tiro, existe uma grande variedade de fatores que precisam ser levados em consideração. Muitos desses número estão dispostos na lateral da caixa de munição. O primeiro que você precisa saber é o peso da bala, que é medido em gramas. O próximo é a velocidade do disparo, que normalmente é medido em metros por segundo. Você também precisará saber a massa da bala em relação ao seu momento, que é dito em gramas por segundos. Por fim, a constante gravitacional. Isso pode soar um pouco exagerado, e que requer longos cálculos, mas existe um atalho que lhe possibilita realizar essa equação em um pequeno pedaço de papel.

Passo 1

Por exemplo, o peso médio de uma bala 9 mm é normalmente 115 g ou 124 g. Lembrando que esse cálculo necessito dos pesos em gramas.

Passo 2

Novamente, usando o exemplo da bala de uma arma 9 mm com 115 gramas, a velocidade comum é de 349 metros por segundo.

Passo 3

Multiplique o valor do peso ajustado com o da velocidade, e novamente pela velocidade e divida por 30860. Usando essas medidas como exemplo, a equação fica 115 x 349 x 349 / 30860 = 453,892255. Arredonde o número para obter a energia do tiro equivalente a 454 Joules de energia.

Mais recentes

×