Como calcular o estoque final
NA/AbleStock.com/Getty Images
O estoque final mensura o valor dos bens, dos insumos ou dos materiais disponíveis, seja para utilização ou para a venda, no final de um período contábil de estoques. A empresa utiliza o estoque final para a previsão de vendas, para a análise de esquemas de preços e para determinar se precisa comprar mais ou menos bens com base no uso atual.
Determinando o estoque final
Step 1
O estoque final pode ser determinado pela ligação dos valores apropriados à seguinte fórmula:
Estoque inicial + compras líquidas - custo dos produtos vendidos (CPV) = estoque final.
Essa fórmula pode ser reorganizada para calcular o custo dos produtos vendidos, as compras líquidas ou o estoque inicial.
Step 2
O estoque inicial é o estoque disponível no início do ano fiscal.
Step 3
As compras são as novas aquisições de estoque feitas dentro do ano.
Step 4
O custo dos produtos vendidos é o valor total do estoque vendido pela empresa durante o período. Esse valor inclui o valor direto dos materiais utilizados na produção, bem como os valores do trabalho direto utilizado para produzir o bem. Não estão incluídos os custos de distribuição e os da força de vendas.
Referências
Recursos
Dica
- Como a maioria das empresas tem preços diferentes para cada item de estoque, a avaliação é uma parte importante da determinação do estoque final. Os três diferentes métodos de avaliação de estoque são FIFO (first-in, first out ou primeiro a entrar, primeiro a sair), LIFO (last in, first out ou último a entrar, primeiro a sair) e custo médio.
Sobre o Autor
Based in California, Dan Pham has been writing business-to-business documentation since 2005. He has done work for Mason-McDuffie Mortgage, LED Green Power and University of California-Santa Cruz Tutoring. He works for Google Inc. as a business consultant and Google Apps deployment specialist. Pham holds a Bachelors of Arts in business economics from University of California-Santa Cruz.
Créditos Fotográficos
NA/AbleStock.com/Getty Images