Como calcular a margem EBITDA (LAJIRDA)

••• building image by peter Hires Images from Fotolia.com

EBITDA é a sigla em inglês para lucro antes dos juros, imposto de renda, depreciação e amortização (LAJIRDA, em português), muito usada como métrica para medir o valor da empresa em uma compra alavancada e para medir o fluxo de caixa em algumas indústrias. A margem EBITDA é uma medida de lucratividade. Assim como a margem de lucro é calculada dividindo o lucro pela receita total, a margem EBITDA é uma medida que divide o EBITDA pela receita.

Passo 1

Junte todas as informações contábeis da empresa cujo EBITDA você deseja calcular. Use as informações do período que deseje encontrar.

Passo 2

Determine o total de receitas da empresa e acrescente os juros, impostos, depreciação e amortização. Eles costumam ser subtraídos da receita, mas aqui desejaremos tê-los no cálculo.

Passo 3

Divida o EBITDA pelo total de receitas para determinar a margem EBITDA.

Passo 4

Quando comparar uma margem EBITDA ou múltiplos, é interessante olhar para uma indústria específica. Alguns setores, como o varejo, têm uma grande quantidade de vendas com margens EBITDA relativamente pequenas, enquanto que as empresas de softwares podem tê-las mais altas. Esse é um resultado que mostra mais sobre a natureza da indústria do que um fator específico de determinado negócio.

Mais recentes

×