Como calcular o peso de um azulejo de mármore

••• Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

Durante milhares de anos, os seres humanos vem utilizando mármore para decoração e também como material de construção, devido a sua beleza e durabilidade. Atualmente, o azulejo de mármore é extremamente popular em balcões, decorações de paredes e pisos. Um tipo de pedra metamórfica, o mármore possui alta densidade. Calcule o peso do azulejo de mármore antes da instalação, para certificar-se de que a estrutura possui a força suficiente para suportar o peso do mármore.

Passo 1

Encontre o número de metros quadrados de azulejos de mármore que você precisará. Meça o piso, balcão ou outra área na qual você planeja instalar os azulejos. Multiplique o comprimento pela largura. Por exemplo, um piso de 3 por 4,5 metros possui 13,5 metros quadrados.

Passo 2

Determine a espessura dos azulejos a serem utilizados. A maioria dos azulejos de mármore são encontrados com uma espessura de cerca de 3 a 9 mm. Escolha um azulejo fino como opção mais leve e barata. Para áreas que devem ser resistentes, escolha azulejos mais grossos.

Passo 3

Calcule o peso de um metro quadrado do azulejo que pretende usar. Um azulejo de mármore pesa 2,4 kg por metro quadrado para cada centímetro de espessura; multiplique a espessura em centímetros por 2,4 para encontrar o peso de um único metro quadrado de azulejo. Para determinar o peso de um azulejo com 6 mm de espessura, multiplique 2,4 por 0,6, ou aproximadamente 1,5 kg por metro quadrado.

Passo 4

Multiplique o número de metros quadrados do azulejo necessário pelo peso de um metro quadrado de azulejos (passo 3) para determinar o peso total de mármore a ser utilizado. Utilizando o exemplo de 6 mm do passo 3, e assumindo um piso de 13,5 metros quadrados, multiplique 1,5 kg por 13,5, o que resultará em um peso total de 20 kg.

Mais recentes

×