×
Loading ...

Como calcular o peso de uma lâmina de MDF

MDF é uma sigla em inglês para placa de fibra de madeira de média densidade. Ele é fabricado em lâminas feitas de fibras de madeira coladas sob pressão. MDF é muito usado na fabricação de móveis, mas esse material também pode ser usado para vários projetos em casa que precisam de placas de madeira. Para calcular o peso, você só precisa saber as dimensões da lâmina e sua densidade.

Instruções

Saiba quanto pesa uma placa de MDF (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Descubra as dimensões da placa MDF nas especificações do material, ou meça você mesmo. As dimensões padrões de uma placa são 1,2 m x 2,4 m ou 1,5 m x 2,4 m; a espessura da placa varia de 1,3 cm a 2,5 cm.

    Loading...
  2. Multiplique o comprimento e a largura da placa para obter a área da superfície. Caso a placa tenha 1,2 m x 2,4 m, a área será 1,2 x 2,4, ou seja, 2,9 metros quadrados.

  3. Multiplique a espessura por 0,01 para convertê-la para metros. Por exemplo, caso a espessura seja de 1,3 cm, corresponde a 1,3 x 0,01, ou seja, 0,013 m.

  4. Multiplique a área da placa por sua espessura para calcular seu volume. Neste exemplo, o volume é igual a 2,9 metros quadrados x 0,013 metros, ou seja, 0,038 metros cúbicos.

  5. Obtenha maior precisão nos seus cálculos usando mais casas decimais.

  6. Descubra a densidade de sua placa MDF nas especificações do material; a densidade de um MDF varia entre 680 a 830 kg/metro cúbico. Neste exemplo, a densidade é de 700 kg/metro cúbico.

  7. Multiplique o volume da sua placa MDF pela densidade para obter o peso da placa. Neste exemplo, a placa tem 0,038 metros cúbicos x 700 kg/metro cúbico, ou seja, 26,6 kg.

  8. Anote o valor obtido para consultas futuras.

Loading...

O que você precisa

  • Calculadora

Referências

Loading ...
Loading ...