Como calcular a porcentagem de adenina em uma fita de DNA
Comstock/Comstock/Getty Images
O DNA contém as bases adenina, timina, citosina e guanina. Adenina e guanina são purinas, enquanto timina e citosina são pirimidinas. As moléculas de DNA possuem uma estrutura de dupla hélice, onde ocorre o pareamento dessas bases. Baseando-se nas propriedades de como essas bases se pareiam umas às outras, é possível deduzir a porcentagem de um tipo de base em relação às porcentagens das outras. Esse processo é útil, já que pode lhe ajudar a entender melhor as características das estruturas e composição do DNA.
Step 1
Entenda como as bases no DNA se pareiam umas com as outras. Na fita de DNA, as purinas sempre se ligam às pirimidinas. Adeninas se pareiam com timinas, e citosinas com guaninas.
Step 2
Entenda as regras de Chargaff. Essas regras declaram que, como resultado de como se pareiam as bases do DNA, a quantidade de adenina e timina são iguais, e a quantidade de citosina e guanina também.
Step 3
Anote as informações que você já possui relacionadas às porcentagens na fita de DNA. Geralmente, um problema de porcentagem fornecerá as porcentagens de alguma das outras bases. Por exemplo, pode haver 30% de citosina. A partir dessa informação, você pode determinar que há 30% de guanina, já que as quantidades dessas duas bases são iguais.
Step 4
Adicione as porcentagens de citosina e guanina, subtraia o resultado de 100 por cento e divida por dois. Adicionando-se 30% e 30% dá 60%. Subtrair 60% de 100% resulta em 40%. Dividir 40% por 2 resulta em 20%. Portanto, há 20% de timina. Já que as quantidades de timina e adenina são iguais, há 20% de adenina na fita de DNA.
Referências
Sobre o Autor
Mara Pesacreta has been writing for over seven years. She has been published on various websites and currently attends the Polytechnic Institute of New York University.
Créditos Fotográficos
Comstock/Comstock/Getty Images