×
Loading ...

Como calcular as proporções de aplicação de fertilizantes para hidroponia

O cultivo hidropônico é um hobby conhecido por produzir safras excepcionais. É claro que essas colheitas ocorrem somente quando o cultivo hidropônico é feito corretamente. Pelo fato de o cultivo hidropônico depender inteiramente da calibração exata do meio líquido que passa pelo sistema hidropônico, há menos espaço para erro em relação às hortas tradicionais de cultivo no solo. Os sintomas de calibração incorreta do meio líquido são notavelmente semelhantes à maneira como as plantas reagem a solos pobres ou estéreis. Se os nutrientes não são abundantes o suficiente, elas ficarão moles, crescerão lentamente (ou não) e produzirão pouco ou nenhum fruto. Se excessivamente fertilizado, as plantas podem morrer ou apresentar sinais de queimadura da raiz. Seja qual for o caso, existem maneiras simples para que monitore suas plantas hidropônicas e garantir que elas recebam o alimento de que necessitam.

Instruções

Tomates podem ser cultivados por hidroponia (three fresh hydroponics tomatos image by Flashon Studio from Fotolia.com)
  1. Determine a quantidade final de água que pretende usar no sistema hidropônico. Não é possível determinar a taxa de suas aplicações de fertilizantes hidropônicos sem primeiro saber a quantidade de água em que o fertilizante será diluído.

    Loading...
  2. Leia o rótulo do pacote de sementes ou peça conselhos a uma loja de agricultura sobre as necessidades únicas de plantas específicas que pretende cultivar. As folhas verdes se saem melhor em sistemas hidropônicos e tendem a precisar de mais nitrogênio do que outras variedades, mas é bom ter certeza de que suas aplicações de fertilizantes baseiam-se nas necessidades da planta.

  3. Siga a dosagem recomendada pelo fabricante para a primeira aplicação de fertilizantes hidropônicos, com base na quantidade de água em seu sistema.

  4. Espera dois ou três dias e teste o pH da água. Também teste nutrientes disponíveis usando o seu kit de teste de nutrientes. Muitas plantas têm dificuldade para absorver os nutrientes se o pH não estiver em uma faixa específica. Elas vão responder como se não estivessem recebendo nutrientes suficientes, mas a adição de fertilizantes não ajudará, a não ser que resolva o problema de pH. O teste de pH vai ajudar a evitar o excesso de fertilização de suas plantas.

  5. Teste o pH toda semana após o teste inicial. Teste os nutrientes disponíveis a cada duas semanas. Também inspecione o acúmulo de sal nos tubos, tanques e bomba, pois isso é comum em sistemas de hidroponia. O sal também afeta a absorção de nutrientes e deve ser corrigido para obter melhores resultados. Testes regulares e monitoramento dessas três variáveis ajudará a determinar as taxas de fertilizantes apropriadas para suas plantas.

Loading...

O que você precisa

  • Instalação hidropônica (tanque, bomba, tubos, etc.)
  • Mistura líquida fertilizante para hidroponia
  • Kit de teste de pH da água
  • Kit de teste de nutrientes

Referências

Loading ...
Loading ...