×
Loading ...

Como calcular toneladas de refrigeração

Ao considerar as unidades de ar condicionado para uma casa ou empresa, você deve avaliar precisamente a capacidade de refrigeração. Se seu ar-condicionado tiver pouca capacidade de refrigeração, ele não conseguirá manter sua temperatura constante, com as alterações de temperatura e umidade do lado de fora. Se tiver muita capacidade, ele ajustará as temperaturas muito rapidamente, oscilando entre quente e frio e desgastando a unidade. A capacidade de refrigeração é medida em toneladas ou BTUs e você pode calculá-la a partir da etiqueta do aparelho. Usando algumas regras importantes, também poderá calcular as toneladas ideais de resfriamento para um edifício.

Instruções

A capacidade de refrigeração de uma unidade de ar condicionado está geralmente escrita em sua etiqueta (Klimaanlage image by Imagemaker from Fotolia.com)
  1. Encontre a etiqueta de dados do ar-condicionado. Ela mostrará várias informações sobre a unidade, incluindo o número de série.

    Loading...
  2. Olhe na etiqueta para ver se há um número de Tons, BTUs, BTUHs ou MBTUHs. Se houver um número em Tons, ele se referirá às toneladas de capacidade de refrigeração. Se aparecer um número em qualquer um dos outros três, será a capacidade de refrigeração nas Unidades Térmicas Britânicas. Todos os três, BTUs, BTUHs ou MBTUHs, são variações de uma mesma unidade, com MBTUH sendo 1.000 BTUs. Converta esse número para toneladas de refrigeração, dividindo-o por 12.000. Por exemplo, 24.000 BTU = duas toneladas.

  3. Decodifique a capacidade de refrigeração a partir do número de série ou do número do modelo do aparelho, se ela não estiver explicitamente rotulada. Os esquemas de codificação variam, de modo que você terá que descobrir como funciona com o fabricante de sua unidade. Essa informação deverá estar disponível no site do fabricante, ou você poderá ligar para o suporte técnico.

  4. Calcule as toneladas da capacidade de refrigeração necessária para seu edifício usando as seguintes regras importantes: para um edifício comercial, você deverá ter uma tonelada para cada 35 m²; para um edifício residencial, uma tonelada para cada 45 a 95 m².

Loading...

Aviso

  • Não instale mais capacidade de refrigeração do que você necessita. O resfriamento demasiado poderá ser menos confortável do que um muito pouco, e será muito mais caro. Além disso, o equipamento se desgastará mais rápido, se estiver aquecendo e resfriando um espaço muito pequeno, pois a unidade se ligará e desligará com maior frequência.

O que você precisa

  • Aparelho de ar condicionado
  • Metros quadrados do edifício

Referências

Loading ...
Loading ...