×
Loading ...

Como calcular a vazão da piscina?

A taxa da vazão d'água é um cálculo essencial quando se deseja comprar ou substituir um equipamento de uma piscina. A vazão determinará a taxa de rotatividade, que é o tempo que leva para a bomba e o filtro circularem a água na piscina. Atinge-se o pico de clareza da água quando a taxa de rotatividade está entre seis a oito horas. O cálculo da vazão requer algumas contas básicas.

Instruções

Calcule a vazão d'água de uma piscina para determinar o tamanho da bomba adequadamente (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Meça o comprimento, a largura e a profundidade de uma piscina se ela for retangular, ou a profundidade e o raio se ela for redonda.

    Loading...
  2. Multiplique o comprimento pela largura e pela altura de uma piscina retangular, ou a profundidade por pi (3,14) vezes o raio ao quadrado, dessa forma você encontrará o volume em metros cúbicos.

  3. Multiplique o valor obtido em metros cúbicos por 1000. O valor obtido será o volume total de água em litros na piscina.

  4. Divida a litragem total de água da piscina pela taxa de rotatividade em horas. Uma taxa ideal é entre seis a oito horas. Para usar a bomba por menos tempo diariamente, diminua a taxa de rotatividade. Esse cálculo lhe dará um resultado em litros por hora.

  5. Divida os litros por hora por 60 para encontrar o valor em litros por minuto.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Calculadora

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...