Como calcular o volume de um ovo

••• Reinhard Steiner/iStock/Getty Images

A densidade de um ovo de galinha fornece informações importantes sobre a sua qualidade; quanto mais fresco e saudável, mais denso ele é. Para calcular a densidade, é preciso saber o peso e o volume. Existe uma maneira fácil de determinar o volume de um ovo, que é medindo a quantidade de água que ele desloca. Se você for bom em matemática, também poderá calcular o volume tirando duas medidas simples. Para fazer o cálculo matemático, é conveniente considerar o ovo como consistindo de duas elipsoides cruzadas.

Método do deslocamento da água

Passo 1

Coloque um copo cheio de água até a borda em uma tigela limpa e vazia.

Passo 2

Jogue no copo o ovo cujo volume você quer medir. Ele afundará e a água do copo derramará para dentro da tigela.

Passo 3

Despeje a água da tigela em um copo de medição. O volume da água coletada é igual ao volume do ovo.

Cálculo matemático

Passo 1

Meça a largura do ovo no seu ponto mais largo com uma régua ou paquímetro, divida o resultado ao meio e classifique esse número como R. Esse é o raio do eixo menor de ambas as elipsoides que formam o ovo. Usando um lápis, marque o ponto no ovo em que você tirou essa medida.

Passo 2

Meça o comprimento do ovo e divida por dois, usando a marca que você fez como o ponto de divisão. Chame o comprimento maior de L e o menor de S.

Passo 3

Considere o ovo como um par de elipsoides cruzadas. Um elipsoide tem raios R, R e L, e o outro tem raios R, R e S. A fórmula para o volume do primeiro é 4/3piRRL, mas o ovo contém apenas metade desse elipsoide, então divida por dois. Da mesma forma, o volume da segunda metade do ovo é 4/3piRRS dividido por dois. Pi é uma constante que equivale a aproximadamente 3,14.

Passo 4

Preencha os valores para R, L e S na seguinte fórmula para calcular o volume do ovo: 2/3piRR(L + S). Portanto, um ovo com uma largura de 2 cm (W= 1 cm) e comprimentos 1 cm e 1,5 cm tem um volume de 5,233 cm³.

Mais recentes

×