×
Loading ...

Como calcular o tempo de voo

Calcular o tempo de voo é um pouco mais complicado do que calcular o tempo de viagem por terra, mas, mesmo assim, é uma conta relativamente simples de ser feita. Calculadoras eletrônicas podem fazer isso por você, mas é bom entender o cálculo antes de confiar em tais aparelhos. Ele desempenha um papel importante em qualquer plano de voo. Você também deve ter acesso às condições climáticas atuais ao longo da rota. Lembre-se que, caso as condições climáticas mudem, é necessário recalcular o tempo de voo baseado na informação atualizada.

Instruções

Tempo de voo (Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images)
  1. Planeje seu voo e anote as seguintes informações: distância geográfica da rota planejada, a altura planejada do voo, a velocidade de viagem, condições das correntes de vento e as condições de vento esperada pela duração aproximada do voo.

    Loading...
  2. Determine seu tempo planejado em rota, sem vento. Para fazer isso, simplesmente divida a distância geográfica da sua rota pela velocidade de viagem esperada.

  3. Determine os componentes a favor ou contra do vento na altitude de viagem. Isso se refere à porção da velocidade do vento que estará a seu favor ou contra (diferente da porção transversal, que é o vento que sopra lateralmente). Esse é um cálculo trigonométrico. Usando um mapa de papel, meça o ângulo entre a direção do vento e a direção do curso planejado. Use uma calculadora para determinar o cosseno desse ângulo. Multiplique o resultado pela velocidade conhecida do vento. O resultado será o componente a favor ou contra. Ventos a favor são expressos como números negativos, e ventos contra são expressos em valores positivos.

    Uma alternativa é usar uma calculadora de voo (E6B) para realizar a conta simplesmente colocando a velocidade e direção do vento, seu curso e velocidade de viagem planejados.

  4. Multiplique o componente do vento a favor ou contra pelo tempo estimado de voo, expresso em decimais, como "3,2 horas".

  5. Adicione o resultado (não esqueça que os ventos a favor são números negativos) à distância geográfica da rota. O número resultante será o total de milhas da sua viagem. Essa é a distância da sua viagem, ajustada pelo vento. É ela que deve ser usada para planejar o combustível, assim como calcular o tempo de voo.

  6. Divida o total de milhas pela velocidade planejada de viagem para ter uma estimativa mais precisa do seu tempo na rota. Tenha em mente que isso não inclui o tempo para ascender até a altitude a partir do ponto de origem, nem o tempo de descida para a sua chegada.

Loading...

Dicas

  • Para melhorar a precisão dos cálculos, divida o plano de voo em segmentos com pontos de marcação. Faça um cálculo separado para cada segmento, baseado nas previsões do vendo para o tempo que você espera estar voando em cada um deles.
  • Lembre-se que as velocidades do vento nos cálculos devem ser especificamente para a altitude em que estará voando. As velocidades variam muito entre diferentes altitudes.

Aviso

  • Esse artigo é para informação geral e não deve ser usado como substituto de manuais de voo, guias de operação para pilotos ou o aconselhamento de um instrutor certificado.

O que você precisa

  • Calculadora com função cosseno
  • Calculadora de voo (opcional)
Loading ...
Loading ...