×
Loading ...

Como calibrar microscópios

Os microscópios servem para visualizar amostras em uma ampliação muito maior, a um nível de detalhes que seria impossível de se enxergar a olho nu. Calibrando-o, será possível realizar uma medição física e utilizá-la para determinar o tamanho da amostra.

Instruções

  1. Coloque a retícula na ocular. Em seguida, ajuste a ocular para que a escala que está gravada na retícula fique bem focada.

    Loading...
  2. Coloque o micrômetro na platina do microscópio. Haverá um círculo conectado ao micrômetro, que pode ser visto a olho nu. Utilize-o para centralizar o micrômetro e focalize o microscópio pela lente objetiva de baixa potência. Após isso, posicione o objeto selecionado e ajuste o foco da escala do micrômetro.

  3. Utilize o botões de deslocamento (charriot) para movimentar a platina. Alinhe a retícula da ocular com o micrométrico. Quando as duas linhas estiverem alinhadas, procure outro posição onde as linhas se encontram precisamente de novo.

  4. Calcule a distância no micrômetro entre as duas linhas que se correspondem. Por exemplo, se a distância entre as duas marcações for de 10 µm, e houver 15 marcações entre elas, a distância total será de 150 µm.

  5. Conte o número de marcações na retícula da ocular entre as duas linhas que se alinham, descobrindo assim a distância entre cada uma delas. Por exemplo, se houver 30 marcações entre as linhas, e sabemos pelo micrômetro que a distância é de 150 µm, então cada marcação na ocular representará 150/30 = 15 µm/marcação.

Loading...

Dicas

  • Será preciso calibrar cada lente objetiva que for utilizar, assim como todo microscópio no qual trabalhar.

Aviso

  • Manuseie a retícula da ocular e o micrômetro com cuidado, já que micrômetros custam caro.

O que você precisa

  • Microscópio
  • Retícula para ocular
  • Micrômetro
Loading ...
Loading ...