×
Loading ...

Canecas e xícaras marmorizadas com esmalte

Todos nós adoramos projetos de artesanato que são muito mais fáceis, rápidos e baratos do que parecem, não é mesmo? Um exemplo são estas xícaras marmorizadas über elegantes que parecem ter sido adquiridas na loja de souvenirs de um museu. O mais maravilhoso é que essas belezinhas praticamente se fazem sozinhas. E eu não estou brincando. Tudo de que você precisa é água morna, xícaras de café ou de chá lisas feitas de porcelana, um pouco de esmalte de unhas e alguns minutos livres para criar um conjunto único e deslumbrante de que você vai ter muito orgulho.

Loading...

Assista ao passo a passo em vídeo

    Despeje o esmalte

  1. Encha seu recipiente com água morna. Com o frasco de esmalte próximo da superfície da água, despeje um pouquinho de esmalte (de forma aleatória). O esmalte deve se espalha pela superfície da água.

  2. Dicas

    Se seu esmalte afundar na água, você provavelmente está derramando o esmalte de muito acima da superfície do líquido. Se seu esmalte não se espalhar sobre a superfície da águra, tente o seguinte: usar água destilada ou filtrada em vez de água mineral ou usar um esmalte recém-aberto.

    Mexa

  3. Rapidamente, use o espeto ou palito de dentes para mexer o esmalte de unhas, desmanchando quaisquer gotas concentradas.

  4. Mergulhe lentamente

  5. Quando o esmalte se espalhar levemente sobre a superfície, mergulhe lentamente sua xícara na água, evitando a borda dela, assim seus lábios não tocarão o esmalte de unhas quando você beber dela.

  6. Levante a xícara. A fina camada de esmalte deve ter se fixado sobre a superfície da xícara para criar um efeito marmorizado. Bonito, né? Ponha a xícara sobre um pedaço de papel para secar.

  7. Retire o excesso de esmalte

  8. Se você desejar personalizar mais xícaras, use o espeto ou um palito de dentes para remover o excesso de esmalte que ficar sobre a superfície da água para que não cole na próxima xícara.

  9. Dicas

    É importante trabalhar rápido depois de despejar o esmalte sobre a superfície da água, pois não vai demorar para ele endurecer e formar granulos.

Mistura de cores

  • Quando você aprender como trabalhar com apenas uma cor, experimente mexer duas ou três cores juntas. Como você tem pouco tempo, é bom não usar mais do que três cores em um só banho de tinta.

  • Pour one color in first quickly followed by a second color (and then a third, if using). Swirl them all together with your skewer.

  • Despeje uma cor primeiro e rapidamente a segunda cor (e a terceira, se for o caso). Mexa aleatoriamente tudo junto usando o palito.

  • Mergulhe a xícara na água, como antes, e se maravilhe com sua obra de arte marmorizada.

  • Dois mergulhos

  • Outra forma de criar combinações de cores e que requer menos agilidade é dando dois (ou até mesmo três) mergulhos em esmalte. Simplesmente espere que a xícara já banhada em esmalte seque completamente e então repita os passos anteriores com uma cor diferente.

  • É recomendável banhar a xícara em um ângulo diferente do banho anterior.

  • Correção de falhas

  • Se você acidentalmente deixou o esmalte de unhas chegar muito perto da borda da xícara ou se houver partes da sua xícara que não deixaram você satisfeito, não se preocupe! Apenas pegue uma bola de algodão ou cotonete e limpe essas áreas com acetona. Se você não gostou nenhum pouco de como ficou sua xícara, você pode remover todo o esmalte com acetona e começar de novo.

  • Aviso

    As xícaras não devem ir para a máquina de lavar louças nem ao micro-ondas. Cuide delas que se fossem obras de arte únicas delicadas e que precisam ser lavadas delicadamente à mão. Ainda assim, você pode usar produtos para selar e proteger as xícaras de desgaste. Neste projeto, não foi usado nenhum produto, então não podemos assegurar a eficácia da proteção da pintura.

    Loading...
    Loading ...
    Loading ...