×
Loading ...

Por que meu cão está se coçando ao ponto de arrancar os pelos?

Não é incomum que um cão se coce, mas quando ele se coça excessiva e agressivamente ao ponto de arrancar os próprios pelos, você deve se preocupar. Podem haver várias explicações para este comportamento, que podem variar dependendo de muitos fatores como época do ano e sua localização geográfica.

Se um cão se coçar ao ponto de arrancar os pelos, podem haver várias razões (Photos.com/PhotoObjects.net/Getty Images)

Alérgenos

Muitas pessoas sofrem de alergias sazonais, e isso também ocorre com cães. "Coceira excessiva, mastigações ou mordidas são indicações de que seu animal pode estar com alergias", diz o Dr. Rod Rosychuk, um dermatologista no Hospital-Escola Veterinário da Universidade de Colorado. Algumas alergias caninas comuns incluem pólen de árvores, ervas daninhas e gramíneas, que são mais comuns no verão e outono, além de ácaros e mofo, que tendem a piorar no inverno quando os animais ficam mais tempo dentro de casa. Se você suspeitar que seu cão está com alergia, alguns sintomas a se observar são coceira, fricção, lambidas e mastigações, especialmente na face, orelhas, pés e laterais do corpo. O animal também pode ser alérgico à comida ou a algum tipo de tecido doméstico.

Loading...

Pulgas, carrapatos e ácaros

Uma das causas mais comuns para a coceira é a presença de pulgas no seu cão. É bem fácil determinar se esta é a causa do problema, pois os parasitas podem ser facilmente vistos sob a luz devido à sua tendência a saltar. Ao verificar o animal quanto a pulgas, porém, tome cuidado para garantir que elas não pulem em você. Além de pulgas, seu cão pode estar infestado com carrapatos ou ácaros, que podem ser uma causa ainda maior para preocupação devido ao fato de que os carrapatos podem transmitir doenças, como a doença de Lyme e a febre maculosa, enquanto os ácaros da sarna sarcóptica e demodécica e os que se alojam nas orelhas criam irritação e coceira intensas.

Doenças

Além dessas razões óbvias para coceira excessiva, podem haver outras causas como doenças de pele. Se você já descartou os alérgenos e insetos, é uma boa ideia levar seu cão a um veterinário que possa examiná-lo para ver se a causa pode ser uma condição médica subjacente, como o câncer. Em casos raros, um cão pode sofrer desconforto na pele por conta de terminações nervosas que tenham sido prejudicadas por doenças ou lesões. A causa pode até ser psicológica; se seu cão sofreu algum trauma ou abuso, isso pode resultados no ato de arrancar pelos excessivamente.

Tratamento

Se o problema for a pulga, uma coleira ou tratamento antipulgas geralmente faz com que elas deixem o corpo do animal; porém, você precisa tratar as áreas de possível infestação em volta da casa. Se a causa for um alérgeno ou algo mais sério, é uma boa ideia visitar o veterinário, que poderá aconselha-lo quanto ao curso de tratamento adequado para resolver o problema que está fazendo com que seu cão se coce ao ponto de arrancar os pelos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...