Por que um cão morde as unhas?

http://www.flickr.com/photos/tilghman/803565074/
Os cães mordem as unhas por várias razões. Se a mordida for ocasional, não deve ser uma grande preocupação; no entanto, se for crônica e causar dor ou sangramento, causas médicas podem ser a resposta.
Tédio
Como os humanos, os cães roem as unhas de tédio. Uma solução viável para isso consiste em oferecer um brinquedo para roer. Ossos e couro cru são semelhantes na textura, mas alivie o tédio de forma mais eficaz dando ao cão um brinquedo quebra-cabeça onde um petisco possa ser escondido.
Ansiedade
Se um cão estiver ansioso ou com medo, ele pode morder as unhas. Isso é, muitas vezes, uma condição crônica que requer cuidados veterinários.
Remoção de objetos estranhos
Um cão pode mastigar as unhas para remover corpos estranhos, tais como sujeira, que possam causar pressão debaixo dela. Deixe que o cão remova o objeto se não for nocivo, e ajude se ele não puder removê-lo ou se o objeto não for seguro.
Infecção fúngica
Morder a unha constantemente pode ser sinal de uma infecção fúngica do leito ungueal. Procure assistência veterinária para eliminar isso como uma causa.
Alergias
As alergias, muitas vezes, se manifestam como coceira nos pés e no estômago. Como não podem coçar a área, eles podem mastigar suas unhas, assim como o fundo de suas patas, quando estiverem tendo uma reação alérgica.
Referências
- Handbook of Applied Dog Behavior and Training Volume 1 - Adaptation and Learning; Steven R. Lindsay; 2001 [em inglês]
- Why Do Dogs Drink Out of the Toilet?- 101 of the Most Perplexing Questions Answered About Canine Conundrums, Medical Mysteries and Befuddling Behaviors; Marty Becker D.V.M, Gina Spadafori; 2006 [em inglês]
Sobre o Autor
Elizabeth Tumbarello has been writing since 2006, with her work appearing on various websites. She is an animal lover who volunteers with her local Humane Society. Tumbarello attended Hocking College and is pursuing her Associate of Applied Science in veterinary technology from San Juan College.
Créditos Fotográficos
http://www.flickr.com/photos/tilghman/803565074/