Como tratar a pododermatite em cães
dog2 image by Mikhail Olykainen from Fotolia.com
A pododermatite é uma inflamação na área da pata. Normalmente existem causas subjacentes, tais como alergias ou infecções cutâneas. Ela pode afetar cachorros de todas as raças e idades e causa grande desconforto para o cão, por isso é importante procurar atendimento.
Step 1
Avalie o cão para detectar sinais de pododermatite. Pode-se suspeitar de algum problema de saúde quando o cão passa a coçar as patas intensamente ou nunca parece estar confortável.
Step 2
Leve o cão ao veterinário para ser examinado. O diagnóstico precoce de pododermatite é importante no tratamento. O veterinário pode realizar uma biópsia de pele para fazer o diagnóstico.
Step 3
Crie um plano de tratamento para o seu cão. Se houver uma infecção, devem ser administrados antibióticos por várias semanas. Uma infecção fúngica na área exige medicamentos anti-fúngicos.
Step 4
Administre a medicação conforme for prescrito. Mesmo quando o cão parece estar melhor é importante manter a medicação prescrita. Caso contrário, podem ocorrer problemas de saúde para ele.
Step 5
Monitore o cão de perto. Examine a área afetada diariamente. Se os sintomas piorarem, entre em contato com o veterinário imediatamente.
Dica
- Para evitar novos casos de pododermatite, informe-se sobre os suplementos de ácidos graxos ômega. Alguns cães têm alergia a esta substância.
Advertência
- Faça o cão descansar, movendo a cama dele para um lugar silencioso da casa. Reduza as situações estressantes até que o cão esteja se sentindo melhor.
Sobre o Autor
Nicki Howell started her professional writing career in 2002, specializing in areas such as health, fitness and personal finance. She has been published at health care websites, such as HealthTree, and is a ghostwriter for a variety of small health care organizations. She earned a Bachelor of Science in business administration from Portland State University.
Créditos Fotográficos
dog2 image by Mikhail Olykainen from Fotolia.com