Como fazer um cão parar de morder o próprio rabo
Jupiterimages/PhotoObjects.net/Getty Images
Os cachorros mordem os seus rabos por uma de duas razões: médicas ou comportamentais. Causas médicas para coceira incluem pulgas, problemas de pele, irritação ou obstrução das glândulas anais. Um problema de pele pode fazer o cão morder até ficar em carne viva, aumentando as chances de infecção e as vezes necessitando do uso de antibióticos. Problemas comportamentais podem ser devido ao tédio ou tendências obsessivas. Uma longa cauda balançando é uma tentação fácil de alcançar. Cães inquietos que ficam entediados facilmente precisam da estimulação de exercícios e outras atividades para distraí-los. Antes de tratar o seu cachorro, determine por qual motive ele morde o próprio rabo.
Como fazer um cão parar de morder o próprio rabo
Step 1
Examine cuidadosamente o rabo do seu cachorro por sinais de pulgas, pontos quentes e vermelhidão. Se um problema de pele está envolvido, procure o veterinário.
Step 2
Se as mordidas têm origem médica, o veterinário pode prescrever um antibiótico tópico para o rabo. Para garantir que o seu cachorro deixará o rabo em paz para que o problema possa ser curado, coloque uma bandagem com esparadrapo ou aplique um spray de maçã amargo para fazer o lugar menos atraente para o seu cachorro.
Step 3
Se você tratar o problema sem a ajuda do veterinário, tenha certeza de que qualquer substância que você colocar no rabo não seja tóxica, pois o seu cão provavelmente irá consumir parte dela. Experimente babosa ou sacolinhas mornas de chá verde para acalmar a pele ou talco em pó para secá-la.
Step 4
Se você não observa nenhuma causa física para as mordidas no rabo, o problema é comportamental. Forneça vários brinquedos para ocupá-lo quando você não estiver com ele.
Step 5
Quando ele morder, não ofereça nenhum prêmio ou guloseima para chamar a sua atenção. Ao invés disso, ofereça um brinquedo ou afaste-se dele. Mantenha vários brinquedos disponíveis nos locais onde ele gosta de ficar.
Step 6
Impeça-o de morder o próprio rabo levando-o para uma caminhada. Faça disso uma rotina de forma que ele espere por esse momento do dia. Se possível, exercite-o em uma grande área cercada onde seja seguro correr ou deixe-o brincar com outros cachorros.
Step 7
Se ele continuar a morder o próprio rabo, o problema pode necessitar da ajuda de um especialista em comportamento animal. Seu veterinário deve ser consultado em relação aos próximos passos do tratamento.
Mais Artigos
Dica
- Lubrificar a pele do cachorro irá diminuir o desejo dele de mordê-la. Dê a ele uma colher de chá de óleo a cada refeição e uma colher de chá de vinagre de maçã em sua água para repelir pulgas.
- Alguns cães toleram ter uma meia sem fundo presa com esparadrapo no local afetado para que o remédio tenha a chance de curar a área infectada. Se o seu cão persistir em morder pode ser necessário o uso de um colar elizabetano ou uma focinheira. Seu veterinário pode indicar um especialista para o problema.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/PhotoObjects.net/Getty Images