Qual é a capacidade de carga de diferentes blocos de concreto sob medida?
Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images
As propriedades físicas de materiais de construção determinam como e para que propósito você os usa. Consideremos, por exemplo, os blocos de concreto. Eles podem ter numerosos tamanhos e formas, embora todos exibam um alto grau de força em relação ao seu tamanho. Por causa disso, normalmente aparecem em operações de carga como transporte de colunas, bases sólidas, paredes e fundações. Entender a capacidade de carga dos blocos de concreto requer uma visão completa dos fatores que afetam sua força.
O problema
Determinar a capacidade de carga de um bloco de concreto prova-se mais ou menos impossível sem um contexto. Eles vêm em uma infinidade de tamanhos, numerosas formas e contêm uma variedade de ingredientes. Junto com a consideração dos materiais, o contexto estrutural de um bloco de concreto afeta bastante a sua capacidade de carga. Para determinar a de um bloco, que pode variar de centenas a milhares de quilos, teste o bloco em seu contexto.
Contexto estrutural
Um número de fatores estruturais afetam o quanto de peso um bloco de concreto pode aguentar. Por exemplo, o peso aplicado num ponto concentrado no bloco através de uma coluna de sustentação apresenta maior estresse do que o mesmo peso espalhado em uma grande área. Por causa disso, um bloco usado para suportar uma coluna pode aguentar menos peso do que outro que esteja sendo utilizado para sustentar uma laje. Além disso, os que possuem uma rede de distribuição de peso podem suportar mais do que aqueles utilizados individualmente. Por exemplo, uma parede de blocos, especialmente uma reforçada com vigas de aço, pode aguentar cargas mais pesadas que a soma da capacidade de carga de cada bloco.
Considerações do material
O material usado na construção de um bloco de concreto afeta sua capacidade de carga. Por exemplo, um com 24,5 por 20,3 por 40,6 cm feito com poeira de pedra pode suportar mais peso do que um bloco de 38,1 por 30,5 por 61 cm feito com areia, pois a poeira de pedra possui mais peso e força do que a areia. Outro fator que influencia é que alguns blocos possuem buracos, enquanto outros incluem placas sólidas de material. Um bloco largo com buracos largos pode carregar menos peso do que um menor sem buracos. Porém, um bloco largo distribui peso sobre uma área maior e serve como um meio potencialmente melhor de distribuição, independentemente da sua capacidade de carga.
Padrões
Segundo os padrões publicados em 2003 pela ASTM, uma empresa internacional sem fins lucrativos que estabelece padrões prediais, todos os blocos de concreto devem suportar pelo menos 1700 psi. Entretanto, esse padrão descreve os requisitos básicos. Um pequeno bloco pode suportar mais peso do que um bloco maior, caso demonstre uma maior capacidade de carga em psi. Determinar uma estimativa do psi requer a aplicação de peso ao bloco até que ele quebre e a divisão da pressão necessária à quebra do bloco pelo total de polegadas quadradas (2,5cm²) do bloco. Isso é mais complicado do que parece, pois as formas tridimensionais, como os blocos de concreto, são medidas em unidades ao cubo, e não ao quadrado.
Mais Artigos
Tipos de postes de energia→
Comparativo entre blocos de motor de alumínio e de ferro fundido→
Bancadas de concreto: quanto por metro quadrado?→
Como a geometria é importante para a arquitetura?→
Quais os diferentes tamanhos dos trailers reboque para dois cavalos→
As diferenças entre granito e diorito→
Referências
Sobre o Autor
Will Gish slipped into itinerancy and writing in 2005. His work can be found on various websites. He is the primary entertainment writer for "College Gentleman" magazine and contributes content to various other music and film websites. Gish has a Bachelor of Arts in art history from University of Massachusetts, Amherst.
Créditos Fotográficos
Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images