Comparativo entre blocos de motor de alumínio e de ferro fundido
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Enquanto os blocos de motor de ferro já foram testados e estão consolidados nas corridas, o alumínio é o metal preferido de muitos pilotos. Ele tem suas vantagens, mas é preciso estar atento às suas limitações.
Custo
O primeiro argumento contra os blocos de alumínio é o custo, que pode ser mais do que o triplo, quando comparando aos de ferro.
Peso
A principal vantagem do alumínio é o seu menor peso. Muitos blocos pesam a metade dos blocos tradicionais de ferro. Isso é especialmente importante quando você considera que peso a mais sobre o eixo dianteiro prejudica a capacidade de manobra do veículo.
Força
Apesar de que um bloco de alumínio bem projetado puder ser tão forte quanto um de ferro, o ferro é inerentemente mais forte e confiável em aplicações de alta potência.
Potência
A tendência do alumínio a se distorcer sobre pressão pode danificar os furos do cilindro e alargar folgas, o que pode prejudicar a potência do motor.
Compatibilidade
Como eles expandem na mesma taxa, os blocos de alumínio tendem a ter menos juntas de cabeçote soprando quando usado com cabeçotes de alumínio comparando com cabeçotes feitos com uma combinação de ferro e alumínio.
Referências
Sobre o Autor
Richard Rowe has been writing professionally since 2007, specializing in automotive topics. He has worked as a tractor-trailer driver and mechanic, a rigger at a fire engine factory and as a race-car driver and builder. Rowe studied engineering, philosophy and American literature at Central Florida Community College.
Créditos Fotográficos
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