O cappuccino instantâneo tem cafeína?
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images
O cappuccino instantâneo é feito misturando o café instantâneo, adicionando pó de cacau e açúcar e cobrindo com leite vaporizado espumoso. O café instantâneo -- ou solúvel -- é feito secando os grãos torrados de café e moendo-os. Assim como outras variedades do café, ele contém cafeína, um composto natural da planta que pode estimular e energizar. O teor de cafeína depende da quantidade e do tipo de café instantâneo usado. O conteúdo de cafeína em café e cappuccino instantâneos pode variar de acordo com a origem e a mistura dos grãos de café.
Conteúdo de cafeína no café
O café instantâneo contém menos cafeína do que o filtrado comum. Uma xícara de 125 ml de café instantâneo tem de 35 a 105 mg de cafeína. Em comparação, a mesma quantidade de café filtrado contém de 85 a 135 mg de cafeína. Da mesma forma, um cappuccino comum de um fast-food contém de 75 a 140 mg de cafeína. O café solúvel descafeinado ainda contém uma quantidade mínima de cafeína, cerca de 0,1 ou 0,3%. O cappuccino pode ser aromatizado com chocolate ou flocos de cacau em pó, o que também contêm uma pequena quantidade de cafeína.
Referências
- Food.com: Receita de cappuccino sem precisar de uma máquina cara [em inglês]
- Caffeinformer.com: Tim Hortons Coffee: Conteúdo de cafeína [em inglês]
- AllRecipes.com: Cappuccino instantâneo [em inglês]
- Drugs.com: Cafeína [em inglês]
- Coffee and Health: Descafeinação [em inglês]
- Coffee and Health: Café instantâneo [em inglês]
- Coffee Health: Fontes de cafeína [em inglês]
Sobre o Autor
Nadia Haris is a registered radiation therapist who has been writing about nutrition for more than six years. She is completing her Master of Science in nutrition with a focus on the dietary needs of oncology patients.
Créditos Fotográficos
Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images