Como se desintoxicar de cafeína

••• Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

A cafeína é uma substância viciante que afeta significantemente sua vigilância e humor. No entanto, a verdade é que quando você sente aquela xícara de café pela manhã fazer mágica, você provavelmente está sentindo o desaparecimento dos sintomas de abstinência que se formaram durante a noite. Na verdade, você vai descobrir que, se eliminar a cafeína, ficará mais alerta o dia inteiro.

O que você deve fazer

Passo 1

Anote seu consumo normal de cafeína por alguns dias. Inclua todos os alimentos e bebidas que contenham a substância.

Passo 2

Como o café e as bebidas energéticas possuem bem mais cafeína que outras fontes, elimine todas as outras primeiro e se concentre nas duas primeiras.

Passo 3

Pegue um dia em que você esteja de folga do trabalho ou de outras responsabilidades. Use esse dia para iniciar o processo e tente ficar o dia inteiro sem cafeína. Você pode beber café descafeinado ao invés do café regular, e água ou chá de ervas no lugar de outras bebidas. Durma bastante e se exercite para reduzir a sonolência.

Passo 4

No dia seguinte, beba metade da cafeína que você costumava beber antes. No caso do café, a melhor maneira de fazer isso é misturar meia porção de café descafeinado e meia porção de café regular, totalizando a mesma quantidade de café que você costuma tomar. Você vai descobrir que isso diminui bastante seus sintomas de abstinência em relação ao dia anterior. Continue esse processo por uma semana.

Passo 5

Na semana seguinte, reduza seu consumo a 25% do que você originalmente consumia.

Passo 6

Na próxima semana, elimine a cafeína totalmente. Note que o café descafeinado tem uma pequena quantidade de cafeína, então você deve decidir se quer eliminar o café por completo. Dependendo da quantidade de cafeína que você consumia antes, pode levar mais uma semana ou mais para que os efeitos de abstinência desapareçam.

Mais recentes

×