Como capturar metano de fossas sépticas caseiras

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Os resíduos humanos podem ser uma fonte de metano, um gás inflamável que pode ser usado para produzir energia. Os dejetos humanos não produzem tanto metano quanto os de animais; pois nossos sistemas digestivos são mais eficientes e, portanto, deixam menos para os micróbios que produzem o metano se alimentarem. O metano pode ser captado a partir de um sistema séptico caseiro, através do processamento da lama no tanque séptico.

Instruções

Passo 1

Abra o tanque séptico e mova o lodo do tanque para o recipiente de metal térmico. De preferência, esse recipiente deve ficar um pouco aterrado para isolá-lo. Adicione bactérias anaeróbicas digestoras para começar uma colônia lá. Feche o recipiente.

Passo 2

Aqueça o recipiente. Na época certa do ano, ele pode ser colocado ao sol. Em climas mais frios, os aquecedores terão de ser instalados para manter o conteúdo do recipiente a uma temperatura adequada para o crescimento das bactérias. Estas consomem o lodo e emitem metano.

Passo 3

Instale um tubo que vai desde o topo do recipiente de bactérias até o compressor. Instale um tubo a partir deste até um tanque suficientemente resistente para manter o gás metano sob pressão. De vez em quando, ligue o compressor à bomba de gás metano, de modo que saia do reservatório de metal e vá para a botija de gás.

Passo 4

Utilize o metano armazenado para máquinas compatíveis. Você pode colocar um aquecedor de água e um fogão para funcionarem com o metano produzido.

Mais recentes

×