×
Loading ...

Características de uma ode

Poemas em ode existem há milhares de anos. Em vista de seu estilo e qualidade, a popularidade desses poemas não surpreende. Uma maneira formal de homenagear heróis, eventos históricos e pessoas amadas, a ode tradicional é uma forma poderosa de comemorar o que inspira os poetas.

A ode foi uma forma de expressão popular em épocas e culturas diferentes (brief image by andreas from Fotolia.com)

Conhecendo as odes tradicionais

As odes foram criadas pelos gregos antigos. As odes tradicionais são um exemplo de poesia lírica, o que significa que têm rima regular, falam sobre sentimento e emoções e, geralmente, utilizam primeira pessoa. As suas características dependem do período e da localização geográfica em que foram escritas. Embora haja três categorias principais, há diversas variações desse tipo de verso.

Loading...

Tipos de odes tradicionais

Historicamente, existem três tipos de odes tradicionais: pindáricas, horacianas e de língua inglesa (sendo as mais recentes chamadas de "românticas"). Essas categorias se referem ao estilo, período e país de origem. Em termos de estrutura, no entanto, estudiosos as dividem em pindáricas, horacianas e irregulares. Geralmente, as odes escritas em inglês são sinônimos de irregulares, embora alguns poetas escolham experimentar os dois primeiros tipos de estrutura. Não deixe que isso confunda você. Uma pesquisa rápida sobre as características podem esclarecer quais aspectos identificam cada uma.

História

Píndaro, um poeta grego antigo, inventou a ode. Seus poemas eram originalmente destinados a um acompanhamento musical e seguiam uma forma rígida. Um poema escrito nesse estilo é chamado de "ode pindárica". Os romanos são chamados de "odes horacianas", por homenagem ao poeta Horácio. Essas odes eram mais íntimas e pessoais do que as primeiras. Os poetas ingleses combinavam as duas formas mencionadas e incluíam inovações. Os poetas mais recentes tiveram mais liberdade em relação à forma e ao tema, o que permitiu a criação da "ode romântica". Esse tipo de poema é o mais emotivo e pessoal de todos.

Estrutura tradicional

As odes tradicionais muitas vezes têm uma métrica pré-determinada e um número fixo de partes. As pindáricas apresentam três: estrofe, antístrofe e apodo. Elas se compõem de estrofes, ou linhas do poema com o mesmo ritmo ou métrica e padrão de rima. A ode em língua inglesa é chamada de irregular, pois a forma não utiliza as três seções pindáricas, o que proporciona mais liberdade aos escritores. Elas geralmente têm uma rima regular.

Temática

Na Grécia Clássica, a ode pindárica era uma homenagem a pessoas, locais ou eventos. Muitas vezes, elas celebravam atletas. As horacianas geralmente comemoravam um amigo. Na inglesa, os poetas ainda faziam homenagens. Eles escreviam poemas mais emocionais do que os antigos e analisavam seus próprios sentimentos e pensamentos a partir disso. Esses poemas poderiam ser reflexões sobre uma pessoa ou local específico que trazia inspiração.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...