Tipos de dança da cultura chinesa
K-King Photography Media Co. Ltd/Lifesize/Getty Images
A dança chinesa existe desde antes dos caracteres chineses escritos mais antigos. Artefatos cerâmicos datados de 4000 A.C. retrata figuras batendo seus pés e entrecruzando braços. Os vestígios sobre danças são uma parte importante das celebrações culturais chinesas, rituais folclóricos e cerimônias religiosas. Vários estilos distintos de dança evoluíram na China ao longo dos anos, e podem ser divididos em dois grupos: folclóricas e clássicas.
Danças militares e civis
A dança militar evoluiu de maneira diferente da dança civil durante as dinastias Shang e Chou, no primeiro milênio antes de Cristo. Os dançarinos Civis se apresentavam com estandartes de penas para simbolizar os frutos de um dia inteiro de caça e pesca. As danças militares envolviam grandes grupos de bailarinos em movimento de armas para a frente e para trás, em coreografias e movimentos sincronizados, que mais tarde evoluíram para exercícios militares. Essa divisão da dança entre civil e militar reflete os papéis sociais rígidos da época.
Dança folclórica
As danças folclóricas retratam a vida e as histórias de pessoas das 56 tribos existentes na China. Embora cada região e tribo tenha as suas próprias tradições de danças distintas, partilham um estilo comum, vocabulário e sintaxe. Os dançarinos populares criam movimentos fluidos e suaves com as mãos e os braços em movimentos detalhados. Os passos de dança em si são geralmente básicos e simples, mas feitos com muito cuidado, precisão e arte. Os chineses dividem a dança folclórica em cinco categorias distintas com base em seu propósito e temas que retratam: Danças de festas de temporada, danças da vida, danças rituais, danças de crenças e danças baseadas no trabalho.
Dança clássica
Originalmente transmitida na corte imperial, a dança clássica chinesa tem um sistema de treinamento extensivo e técnica precisa. O estilo consiste em três componentes principais: a forma, a postura e as técnicas. Centenas de posições intrincadas do corpo compõem a forma. A postura se refere à expressão interior do bailarino e sua conexão artística com os movimentos. As técnicas incluem um conjunto de movimentos difíceis como saltos, cambalhotas e saltos que os bailarinos clássicos chineses têm executado há milênios. Os dançarinos estudam e treinam por muitos anos para realizar a dança clássica chinesa também.
A dança moderna
A dança moderna e contemporânea na China resiste às limitações das danças clássicas, mas se baseia em seu vocabulário e treinamento. Fortemente influenciada por tendências ocidentais, a dança moderna chinesa permanece caracteristicamente chinesa na incorporação de vocabulário clássico e na ênfase em uma conexão entre mente e corpo. Enquanto a dança moderna chinesa está mais relacionada ao clássico que a dança folclórica, ela ainda é relativamente nova, sem um padrão definido de técnica e forma. Em vez disso, a dança moderna na China se baseia na cultura da China moderna e em métodos inovadores de movimento.
Referências
Sobre o Autor
Sarah Badger is a certified pilates and group fitness instructor, writer and dance teacher. Her work has appeared in "Dance Spirit" magazine and several literary journals. Badger earned her bachelor's degree in English and religious studies from Marymount Manhattan College, and currently owns a dance and fitness studio in upstate New York.
Créditos Fotográficos
K-King Photography Media Co. Ltd/Lifesize/Getty Images