×
Loading ...

Características das madeiras duras e macias

Ao iniciar um projeto de artesanato ou de construção que requer madeira, a primeira pergunta que se deve fazer é se a madeira dura ou a macia é mais adequada para a tarefa. Antes de tomar essa decisão, o conhecimento sobre os prós e os contras de cada tipo de material é valioso. A seguir, estão algumas características das madeiras duras e macias.

Características das madeiras duras e macias (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)

Diferenças celulares

A madeira macia é composta de menos tipos de células do que a madeira dura. Porém, curiosamente, as células encontradas na madeira macia tendem a ser mais alongadas e são chamadas de traqueideos.

Loading...

Porosidade

Como uma consequência de apresentar menos tipos de células, a madeira macia tem menos poros que transportam os líquidos. Para compensar a falta de poros, esse material possui mais traqueideos, que movem a água através da planta.

Manchas

A madeira macia tende a ser mais resistente a manchas do que a madeira dura, pois há menos poros para transportar o líquido pelo material. No caso da madeira dura, geralmente é mais fácil manchá-la, apesar de ela precisar de menos verniz.

Sementes

Quando as sementes das árvores de madeiras duras e macias caem no chão, é possível perceber imediatamente a diferença entre elas. As sementes de árvores de madeira dura são angiospermas, isto é, são envolvidas por uma casca resistente, enquanto as sementes de árvores de madeira macia são gimnospermas e, por isso, não possuem um revestimento.

Impacto ambiental

As árvores de madeira macia tendem a crescer mais rapidamente do que aquelas de madeira dura. Por essa razão, as macias são mais fáceis de obter, menos caras e mais benéficas para o ambiente. Por outro lado, esse material deteriora-se mais depressa do que a madeira dura, portanto ele geralmente é tratado com preservantes.

Que tipo de árvore produz essas madeiras?

As madeiras macias originam-se de coníferas, que podem ser identificadas por suas pinhas e suas folhas em forma de agulha. Alguns exemplos são os pinheiros e as sequoias. As árvores que produzem madeira dura tendem a ter folhas maiores e mais planas, como aquelas nas nogueiras e faias.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...