×
Loading ...

Características químicas da pedra-da-lua

A pedra-da-lua, às vezes chamada de selenito, é uma pedra preciosa popular que tem uma aparência luminosa encantadora. Ela é encontrada principalmente no Sri Lanka, onde se acredita que ela tenha propriedades mágicas. Acredita-se, na Índia, que a pessoa que a utiliza terá belos sonhos e ela simboliza a fertilidade nos países árabes. Essa pedra era especialmente popular na cultura do Art Nouveau no início do século 20.

A pedra-da-lua é uma bela pedra preciosa que carrega diversas simbologias nos países asiáticos (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Sistema cristalino

Todas as pedras preciosas são divididas em sete sistemas cristalinos, determinados pelas características geométricas e moleculares. A pedra-da-lua está no grupo "monoclínico", que indica a estrutura cristalina de três eixos assimétricos, em que dois se cruzam entre si e são perpendiculares ao terceiro. Ela também é classificada como um tipo de feldspato ortoclásio.

Loading...

Composição química e índice de refração

A composição química da pedra-da-lua é KAlSi3O8, que determina todas as suas propriedades. Ao ser exposta ao calor para modificar sua coloração, sua composição química também se altera. O índice de refração mede a diferença entre a velocidade da luz no ar e no material. A maior parte das pedras preciosas tem seu próprio índice e o valor da pedra-da-lua está entre 1,518 e 1,526.

Cor

A cor da pedra-da-lua é geralmente branca ou branco-azulada. Ela é translúcida, o que permite efeitos ópticos dinâmicos em que a superfície da pedra se modifica na medida em que reflete a luz em ângulos diferentes. Esse jogo de luzes é chamado de adularescência e é a origem de seu nome celestial. O opacidade precisa de sua cor tem um papel fundamental na determinação do valor de uma amostra específica de pedra-da-lua.

Densidade e dureza

A densidade de um material é medida por meio de sua massa em relação ao mesmo volume de água. A água apresenta um valor de 1 g/cm³, enquanto a pedra-da-lua tem uma densidade que varia entre 2,55 g/cm³ e 2,57 g/cm³. A dureza é medida pela escala de Mohs, em que um material recebe um valor entre 1 (o talco, o menos duro) e 10 (o diamante, o mais duro). Nessa escala, a pedra-da-lua apresenta uma dureza que varia entre 6 e 6,5, entre o feldspato e o quartzo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...