Como localizar Vênus no céu noturno

••• Comstock/Comstock/Getty Images

Localizar o planeta Vênus no céu noturno geralmente não é difícil. Vênus é o planeta mais próximo da Terra e reside entre ela e o Sol. Portanto, após a Lua, Vênus é o corpo mais brilhante no céu noturno. Conhecido como "Estrela D'Alva", quando visto pouco antes do nascer do Sol no céu do leste e "Estrela da tarde", quando visto no céu do oeste durante o crepúsculo. Vênus é mais facilmente visto durante os ciclos em que se distancia do Sol.

Passo 1

Situe-se em um local escuro com uma visão aberta do céu noturno, de preferência longe da iluminação da cidade.

Passo 2

Dependendo da hora do dia que você estiver olhando o céu, verá o horizonte do oeste ou leste. Já que Vênus está mais perto do Sol do que a Terra, isso ajuda a imaginar que Vênus está seguindo o Sol; então, de tarde, Vênus está no oeste seguindo o pôr do Sol, e durante a manhã, ele está no leste se movendo à frente dele.

Passo 3

À noite, Vênus deve estar visível no céu do oeste por cerca de três horas após o pôr do Sol. Perto do amanhecer, Vênus deve estar visível no céu do leste durante cerca de três horas antes do nascer do Sol.

Passo 4

Vênus sempre aparecerá mais brilhante do que qualquer outra estrela ou planeta. Uma vez que Vênus é localizado a olho nu, o planeta pode ser visto com poderosos binóculos ou um telescópio. Visto através de um telescópio, Vênus pode ser visto em fases, semelhantes à Lua (de cheia a crescente), dependendo da posição dela em relação ao Sol.

Passo 5

Vênus também aparecerá mais brilhante e maior quando estiver próximo à Terra.

Mais recentes

×