Carros com fechadura biométrica

Usar o polegar para abrir um carro é simples com fechaduras biométricas.

Chris Stein/Stockbyte/Getty Images

A segurança é um fator importante a ser considerado quando se compra um carro. Não é incomum para os proprietários deixar pertences valiosos em seus carros. A segurança biométrica utiliza uma tecnologia avançada que reconhece os seres humanos através de características específicas, tais como as suas retinas ou suas impressões digitais. Isso evita que pessoas não autorizadas entrem em um veículo usando chaves copiadas.

Honda FCX

O Honda FCX usa impressões digitais como método de segurança biométrica. Este sistema de entrada sem chave requer que o usuário pressione e segure seu dedo polegar contra o leitor biométrico por três segundos, antes até que ele reconheça o proprietário. O Honda FCX também usa uma fonte alternativa de combustível, que é fruto de pesquisa da Honda na utilização de combustíveis de hidrogênio e metanol, como alternativas para abastecer um veículo. Durante o NAIAS 2000 (Mostra Internacional Americana de Automóveis), o FCX foi apelidado de "Sedan do futuro".

BMW Z22

A BMW Z22 é um carro conceito que adotou a segurança biométrica completamente, o que significa que o carro não usa chaves para a entrada ou ignição. Ambas as funções são executadas pelo uso de impressões digitais do condutor. O sistema de identificação de impressão digital do carro garante que ele seja usado apenas por indivíduos autorizados. O motor do carro é acionado assim que o usuário coloca seu dedo indicador sobre o interruptor rotativo. Além de ter de controles biométricos, o Z22 também utiliza câmeras de alta definição ao invés de espelhos retrovisores e também um gerador eléctrico convencional, que melhora radicalmente direção do carro dependendo da velocidade do veículo.

Volvo SCC

O Volvo SCC possui medidas de segurança melhores em termos de condução, proteção contra colisão e segurança pessoal. O VPC ou o Volvo Personal Communicator é a unidade de controle remota do carro, que só pode ser ativada por uma impressão digital reconhecida. Tudo o que um usuário autorizado tem a fazer é segurar a maçaneta da porta por alguns segundos e ele desbloqueará automaticamente. O mesmo acontece com a ignição. Simplesmente colocando o dedo no sensor indicado, o carro ligará automaticamente, para um usuário autorizado, sem a necessidade de chave. Além disso, a VPC também tem um sensor de batimento cardíaco. Isto significa que quando um animal ou uma pessoa não autorizada entra no carro enquanto ele estiver desocupado, o sensor é ativado e automaticamente notifica o proprietário. Essas informações também podem ser transmitidas para o dono do carro via mensagem de texto.

eHow Brasil
×