O que causa a faísca no acendedor elétrico em um fogão?
Jupiterimages/Comstock/Getty Images
Fogões que utilizam uma chama viva para calor precisam de duas coisas para criar fogo. Em primeiro lugar, é necessário que haja uma fonte de combustível, que na maioria dos fogões modernos é o gás natural. Outros combustíveis, tais como o propano, também podem ser usados. Em seguida, essa fonte de combustível precisa ser inflamada. Em muitos fornos modernos, isso é feito através de um dispositivo de ignição eléctrica que gera uma faísca.
Interruptor
Cada boca de um fogão equipada com um sistema de ignição por faísca tem um interruptor que é acionado quando você tenta ligar a boca. Quando você acionar o interruptor, ele deve enviar um sinal de que o fogão precisa acionar o acendedor. O sinal é elétrico em sua natureza, o que significa que você precisa do fogão ligado à eletricidade para acionar o acendedor, mesmo que ele dependa de gás como combustível.
Circuito
Quando o interruptor é colocado na posição que deveria acender o fogão, ele completa o circuito elétrico no mecanismo de ignição de faísca. Assim que este circuito é completado, as bobinas do acendedor são alimentadas e, por sua vez, criam uma faísca. A centelha é elétrica e segue o caminho traçado por ele no circuito, que inclui um condutor de cerâmica que passa a centelha pela fonte de combustível que deve acender o fogão.
Liberação do gás
Um sistema de ignição direta controla a liberação de gás para o processo de acendimento através de dois solenoides (fios enrolados) dentro do circuito. Quando ambos os solenoides estão ativos, o gás vai ser liberado. Isso alimenta o processo de ignição quando a ignição é criada no acendedor. Uma válvula de fechar no sistema assegura que o gás em excesso não escape. Também, se qualquer um dos solenoides parar de funcionar corretamente, o sistema não liberará o gás e a chama não se acenderá.
Segurança
Sistemas de ignição eletrônicos também têm recursos de segurança internos projetados para garantir que nenhuma faísca ou chama esteja presente se houver um problema com o funcionamento do fogão. Por exemplo, o sistema que a Whirlpool utiliza no seu sistema de ignição só irá tentar acender uma boca por 4 segundos. Se nenhuma chama se formar, ele tentará novamente depois de meio minuto. Se nenhuma ignição ocorrer em seguida, o sistema será travado.
Mais Artigos
Causas de mau funcionamento do velocímetro em um Honda Civic→
O que fazer quando o disjuntor começa a zumbir após o sistema de aquecimento ser ligado?→
Os efeitos da inversão de polaridade de uma fonte CC→
O ignitor do fogão a gás não produz faísca→
Como consertar a ignição elétrica de um fogão a gás→
Meu fogão da Bosch não para de soltar faíscas→
Referências
- The Family Handyman: Como consertar um fogão a gás ou um fogão elétrico [em inglês]
- Fixitnow.com: Revelação no conserto de eletrodomésticos: Solução de problemas com ignição de bocas de fogão a gás [em inglês]
- Appliance Assistant: Cozinhando com gás [em inglês]
- Appliance 411: Compreendendo sistemas de ignição de forno a gás [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Hans Fredrick has been busy in the online writing world since 2005. He has written on diverse topics ranging from career advice for actors to tips for motorcycle maintenance. He holds a Bachelor of Fine Arts from the University of Saskatchewan.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Comstock/Getty Images