O que um sensor de posição da árvore de cames controla em um veículo?
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Na maioria dos veículos fabricados a partir da década de setenta, existe um sistema de autodiagnóstico que monitora a performance do motor. Quando um problema é detectado, o motorista é notificado pelo sistema através de uma luz indicadora de mau funcionamento que indica que será necessário fazer um diagnóstico e reparo. Um dos componentes que esse sistema verifica é o sensor de posição da árvore de cames.
Códigos de falha de diagnóstico
Os códigos de falha de diagnóstico são interpretados por um técnico utilizando um computador chamado "Scanner". O aparelho exibe os códigos que dão aos técnicos uma gama de diagnósticos. Eles então realizam testes de componentes para determinar o problema exato. Falhas no sensor de posição da árvore de cames são representadas pelo código "P0343". Esse sensor não controla nenhum componente ou função mecânica, sendo responsável apenas pela informação enviada ao aparelho de diagnóstico para informar ao técnico que existe um problema.
O sensor de posição da árvore de cames
O sensor de posição da árvore de cames funciona em conjunto com o sensor de posição do virabrequim para monitorar o sincronismo do motor, característica que afeta a eficiência dos mecanismos de fornecimento de combustível e produção de faíscas.
O código de falha de diagnóstico para um problema no posicionamento do virabrequim é o "P0016". O sensor de posição do virabrequim detecta a posição do mesmo e envia essa informação para os módulos de ignição ou controle da cadeia cinemática do veículo. O módulo de ignição compara essa informação com os valores fornecidos pelo sensor de posição da árvore de cames para gerenciar a sequência de ignição. Eles precisam estar sincronizados, e o sincronismo chama-se ponto de ignição. Qualquer erro entre eles provavelmente é causado por defeitos na correia dentada ou na corrente de distribuição.
Indicações mecânicas
Além de uma luz de indicação de mau funcionamento, o motorista de um carro desregulado provavelmente irá perceber uma notável redução na performance e algumas rotações a mais quando a ignição é desligada. O motor também poderá parar de funcionar completamente.
Causas comuns
A causa mais comum da perda de performance é a má sincronização, que pode decorrer de estiramentos ou deslizes na correia dentada ou quando a corrente de distribuição está pulando um dos dentes, dependendo do modelo do motor. Tanto as correias quanto as correntes podem sofrer estiramentos com o funcionamento normal, e o tensor utilizado para acomodar esse desgaste pode falhar, afetando o sincronismo. Também é possível que o sensor de posição da árvore de cames ou do virabrequim tenha apresentado problemas e esteja transmitindo informações incorretas.
Referências
- OBD Codes: Informações sobre o código "P0016", relacionado ao sensor de posição do virabrequim [em inglês]
- LS2: Informações sobre o circuito de alta voltagem do sensor de posição da árvore de cames [em inglês]
- Easy Auto Diagnostics: Conceitos básicos sobre os sensores do virabrequim e árvore de cames [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
John Cagney Nash began composing press releases and event reviews for British nightclubs in 1982. His material was first published in the "Eastern Daily Press." Nash's work focuses on American life, travel and the music industry. In 1998 he earned an OxBridge doctorate in philosophy and immediately emigrated to America.
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