×
Loading ...

Como fazer cartazes criativos

Diante de uma folha de cartolina em branco, o trabalho de criar um cartaz criativo pode ser assustador. No entanto, seguindo algumas orientações básicas, a criação passo a passo de um cartaz atraente e eficaz não é tão difícil quanto possa parecer. Basta ter em mente que o seu objetivo é fazer com que os outros deem uma olhada no cartaz e obtenham algumas informações básicas. Para atingir esse objetivo, você usará cor, uma grande imagem e a sua imaginação.

Instruções

Com colagens simples, qualquer um pode fazer um cartaz que impressione (Comstock/Stockbyte/Getty Images)

    Passo a passo

  1. Liste as informações que precisam, sem dúvida, ser incluídas no cartaz. Por exemplo, se estiver anunciando a apresentação de um grupo de teatro local, precisará de informações como a data, os horários e o local onde a peça será apresentada, juntamente com o título da peça e os preços dos ingressos ou um número de telefone para comprá-los. Se precisa fazer um cartaz como projeto de ciências, inclua o nome do projeto, provavelmente na forma de uma hipótese ou um questionamento.

    Loading...
  2. Decida qual será um dos grandes elementos gráficos do cartaz. Por ter uma grande imagem, você vai atrair a atenção para um ponto focal no cartaz. Possibilidades de imagens incluem ideias como um desenho em preto e branco, uma fotografia, um diagrama, um recorte de uma revista ou um desenho abstrato.

  3. Escolha uma cor para o cartaz que harmonize bem com o assunto e a imagem. Por exemplo, a cor de um cartaz que contará com uma fotografia colorida deve ter uma das cores da fotografia, uma foto preta e branca é mais eficaz se exibida em uma cartolina de cores vivas, do que em um fundo branco. Rosa quente, provavelmente, não é a melhor escolha para um cartaz descrevendo um problema formal.

  4. Disponha a sua imagem em uma posição de destaque, mas interessante, sobre a cartolina. Tente inclinar a imagem para a esquerda, por exemplo, a cerca de um terço para baixo, a partir da parte superior do cartaz. Considere o uso de um marcador preto para delinear a borda da imagem, para fazê-la sobressair de forma mais eficaz.

  5. Use a régua para desenhar uma linha grossa a lápis onde você quer que apareça o título para o cartaz. Por exemplo, se tiver a imagem inclinado para a esquerda, o título original deve inclinar no mesmo ângulo. Uma vez que a linha de lápis esteja desenhada, esboce levemente as letras ou use um gabarito, se preferir.

  6. Escolha uma cor complementar para a conclusão das letras. As letras serão consideravelmente mais "pop", se contorná-las de preto. Se o cartaz tiver uma cor muito escura, considere cortar as letras de uma cor mais clara e colá-las.

  7. Consulte a lista de itens a serem incluídos no cartaz e encontre uma maneira única de incluí-los. Por exemplo, em um cartaz branco, liste os itens utilizando as diferentes cores arco-íris em ordem. Ou corte formas apropriadas (como balões, corações, mãos ou o que quer que se adapte ao seu propósito), imprima uma parte da informação em cada um e cole os recortes de forma aleatória, no cartaz.

Loading...

Dicas

  • Considere o uso de um marcador de cor escura e uma régua, para criar uma borda em torno de todos os quatro cantos do cartaz, para um acabamento mais refinado.

Aviso

  • Planeje o posicionamento de cada item, antes de colar qualquer coisa.

O que você precisa

  • Grandes folhas de cartolina (de aproximadamente 60 cm por 90 cm)
  • Marcadores coloridos
  • Papel de rascunho
  • Lápis
  • Régua
  • Imagens (como desenhos, recortes, fotos, diagramas)
  • Gabarito para letras (opcional)
  • Cola branca
  • Tesoura

Recursos

Loading ...
Loading ...