Como fazer um jogo de tabuleiro usando seu computador

••• Medioimages/Photodisc/Photodisc/Getty Images

Possuir um computador e uma impressora tornou a tarefa de fazer o seu próprio jogo de tabuleiro mais fácil do que nunca. Você poderá criar um tabuleiro original para alguma ideia de jogo que você teve, ou customizar algum jogo já existente. Você precisará de uma impressora, preferencialmente com cores, e cartolina. Caso não tenha uma boa impressora com cores em sua casa, salve o arquivo de computador e leve até alguma gráfica para imprimir.

Passo 1

Decida que tipo de jogo de tabuleiro você irá fazer. Para um modelo simples que somente requer alguns quadrados enfileirados, como o estilo do Banco Imobiliário, você poderá usar um programa para escrever ou para edições simples. Para tabuleiros mais complexos com caminhos em curva, você precisará de um programa para desenhar.

Passo 2

Descubra qual o tamanho que você deseja que seu tabuleiro tenha e quantas folhas de cartolina você precisará imprimir. Um jogo típico de tabuleiro usa cerca de quatro folhas, posicionadas em um quadrado maior. Você poderá projetar seu tabuleiro em uma folha de papel, realizando esboços para tomar as decisões.

Passo 3

Crie um novo projeto no programa que você escolheu. Configure a orientação da folha para retrato (vertical) ou paisagem (horizontal) e configure as margens. Você provavelmente irá querer que as margens sejam as menores possíveis, para encaixá-las umas nas outras no tabuleiro, mas verifique se sua impressora poderá imprimir nestas margens.

Passo 4

Desenhe quadrados coloridos e outros espaços para essa parte do jogo. Use uma fonte divertida para nomear os espaços, ou decore o tabuleiro com imagens que se relacionem com o tema.

Passo 5

Salve o arquivo e crie novos projetos para as outras partes do jogo, o quanto for necessário.

Passo 6

Imprima todas as peças do tabuleiro sobre um papel comum, para testá-lo. Garanta que o jogo tenha a aparência que você deseja, então imprima-o sobre uma cartolina mais resistente.

Passo 7

Apare as margens de cada pedaço de cartolina, sobreponha as peças onde for necessário e cole-as umas nas outras, caso queira montar uma única peça, ou deixe-as separadas para guardar mais facilmente.

Mais recentes

×