×
Loading ...

O que causa um cavalo comer suas próprias fezes?

A ingestão de fezes é chamada de coprofagia, e os cavalos são conhecidos por praticá-la. Isso pode se tornar um motivo de preocupação veterinário e um risco para a saúde do cavalo e dos outros cavalos próximos.

A coprofagia é considerada como um comportamento normal em potros (foal image by Kevin McGrath from Fotolia.com)

Função

Os potros muitas vezes comem estrume de sua mãe como uma forma de introduzir bactérias necessárias em seu cólon para fins digestivos, do mesmo modo, um cavalo adulto pode estar tentando melhorar a imunidade do cólon ou do trato digestivo.

Loading...

Idade como um fator

É considerado normal que potros com 2 a 5 meses de idade comam as próprias fezes, pelas razões acima descritas. No entanto, um cavalo adulto que está comendo suas próprias fezes é um motivo de preocupação, especialmente porque isso pode indicar uma dieta desequilibrada.

Possíveis causas

A falta de forragem ou proteína na alimentação, ou qualquer tipo de dieta desequilibrada pode levar a coprofagia em equinos. O tédio ou a falta de exercício também pode ser uma causa para esse comportamento.

Similaridades

A coprofagia é um problema comportamental que está intimamente relacionado com uma condição em que o animal ingere terra ou cascalho, e que muitas vezes também indica um desequilíbrio alimentar.

Prevenção/Solução

Um veterinário deve ser contactado se um cavalo adulto repetidamente pratica coprofagia. Ele irá analisar cuidadosamente a dieta do cavalo e fazer recomendações para melhorar a dieta.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...