O que é um cólon redundante?

Um cólon com substâncias tóxicas em seu interior pode contribuir para causar essa alteração

Image by Flickr.com, courtesy of hobvias sudoneighm

Um exemplo de apresentação diferente para o intestino grosso é o chamado cólon redundante ou torcido. Esse tipo de alteração ocorre quando torções adicionais se desenvolvem, criando assim um cólon maior do que o normal.

O cólon humano

As formas e tamanhos do cólon podem variar tanto entre as famílias quanto na população, em geral. Além disso, o cólon humano é composto por várias voltas e torções que não sinalizam automaticamente um cólon redundante.

Causas

Existem várias maneiras do cólon se torcer e distorcer. Constipação, deficiências alimentares, presença de substâncias tóxicas e de organismos patogênicos podem contribuir para um cólon redundante.

Fatores de risco

Alguns fatores de risco incluem a idade (em geral, adultos com mais de 60 anos), um cólon alargado, uma pseudo-obstrução intestinal, uma obstrução propriamente dita causada por nervos ou problemas musculares, que afetam o fluxo de alimentos, líquidos e de ar através desse órgão.

Deficiência de fibras

As fibras ajudam a manter um sistema digestório saudável

Image by Flickr.com, courtesy of Patrick Feller

A falta de fibras na dieta de uma pessoa pode ser parte da causa de muitas doenças e desordens, além de um cólon redundante. Consumir uma quantidade adequada de fibras em sua dieta irá ajudá-lo a manter seu sistema digestório saudável.

Consequências indiretas na saúde

A utilização de um colonoscópio é muito difícil e, em algumas situações, impossível se houver a presença de um cólon redundante. A colonoscopia permite que especialistas examinem as porções do cólon e do reto em busca de tumores colorretais suspeitos. De acordo com o "National Digestive Disease Information Clearinghouse" (Centro nacional de informação de doenças digestivas), esse exame também pode avaliar muitos outros problemas: sangue nas fezes, dor abdominal e anemia.

eHow Brasil
×