O que causa edemas em bainhas de cavalos?
George Doyle/Stockbyte/Getty Images
O objetivo da bainha de um cavalo, também conhecida como prepúcio, é proteger o pênis enquanto retraído. A bainha é feita de dobras da pele. A camada interna segrega óleos lubrificantes a partir de glândulas sebáceas ali contidas. Estas secreções, combinadas com a descamação das células da pele e sujeira, formam uma substância cerosa chamada esmegma, que se acumula no interior das dobras de pele e pode causar irritação, infecção e edema se não for removida. Também é possível que se forme no fim ou cabeça do pênis, que tem uma abertura de recesso em torno da via da uretra (canal onde urina e sêmen são excretados). O esmegma tem forma de feijão, fica recolhido nessa abertura e requer remoção para evitar a irritação, dificuldade para urinar e posterior infecção e inchaço. Esta acumulação de detritos, tanto no pênis quanto bainha, são causas comuns de inchaço na bainha. Mas se esta área está limpa de detritos, há outros fatores a considerar.
Anatomia
Causas externas
Picadas de insetos podem causar irritação, infecção e inchaço no exterior da genitália ou na bainha do cavalo. Mesmo mordidas recorrentes ou coçar ou outras tentativas de aliviar a coceira causam dor e inflamação. Uma lesão devido a uma queda, estirpe ou coice de outro cavalo pode causar dor e inchaço.
Causas internas
A condição médica oculta pode causar inflamação na bainha ou na barriga. Doenças cardíacas causam edema nesta área, devido à incapacidade de bombear o sangue, levando à acumulação de fluido. A anemia infecciosa equina, também conhecida como febre do pântano, é uma doença viral que provoca a destruição das células vermelhas do sangue. É transmitida por fluidos, principalmente sangue, de cavalo a cavalo, mas o vírus pode ser transmitido através de agulhas não estéreis, insetos ou sujeira. Alguns sinais desta doença incluem anemia, perda de coordenação, perda de peso, fraqueza e inchaço no abdômen ou na bainha. Melanoma ou carcinoma de células escamosas são duas formas de câncer que podem ocorrer no pênis ou bainha. As massas crescentes provocam edema ou da expansão da bainha. O peso do cavalo é uma outra questão. Cavalos com excesso de peso, especialmente machos castrados, acumulam bolsas de gordura. Isto pode ocorrer em outros locais, tais como o pescoço, mas um cavalo castrado pode mostrar sinais de inchaço na área da bainha por conta dos depósitos de gordura.