Como diferenciar o boi da vaca
David De Lossy/Valueline/Getty Images
Muitos são capazes de identificar o gado, mas geralmente não sabem como distinguir um boi de uma vaca. A vaca é um bovino fêmea que dá luz à bezerros. Um boi é um bovino macho inapto para a prenhez. O termo "bovino" é usado para descrever um animal pertencente ao grupo do gado. Existem várias formas de diferenciar um boi de uma vaca.
Step 1
Procure o úbere no baixo-ventre do animal. É um órgão rosado que pende da vaca. O úbere tem quatro tetas que geram leite para os bezerros. Bois não tem tetas.
Step 2
Identifique excesso de musculatura em torno dos quadris e ombros. Esta é uma indicação de que o animal é um boi. Vacas normalmente têm corpos lisos e não têm esse tipo de musculatura alta.
Step 3
Analise por trás da cauda para localizar a vulva. É por onde sai a urina de vaca e os bezerros ao nascerem. A vulva é mais definida em vacas do que em outros tipos de gado, tal como as novilhas. A vulva pode ser encontrada logo abaixo do ânus.
Step 4
Compare o tamanho dos animais. Bois são geralmente mais maciços em tamanho do que vacas. Eles podem facilmente ser identificados em um rebanho pelo seu tamanho maior e masculinidade em comparação a vaca.
Step 5
Localize um excesso de pele localizada entre as pernas traseiras do animal. Este saco em forma de cilindro que fica abaixo do boi abriga o pênis. As vacas não têm isso, mas podem ter a pele extra pendendo da mesma área.
Step 6
Identifique uma grande crista em cima do ombro e do pescoço. Bois costumam ter esta crista muscular com aparência de blocos. Essa corcunda em forma circular é mais definida em bois que em vacas.
Mais Artigos
Referências
Dica
- É um mito que as vacas não tenham cornos e que apenas os bois têm. Ambos os sexos podem ter ou não cornos.
Advertência
- Tome cuidado ao se aproximar de bois. Esses animais grandes podem sentir o perigo e ficar agressivos se provocados. É melhor ficar atrás de uma cerca de segurança ao examiná-los.
- Seja cauteloso perto de vacas e seus bezerros. Elas são muito protetoras de seus filhotes quando não familiarizadas com quem estiver por perto. Dê espaço a eles e observe-os de longe.
Sobre o Autor
Based in northern New York, Brandy Burgess has been writing on pets, technical documentation and health resources since 2007. She also writes on personal development for YourFreelanceWritingCareer.com. Burgess' work also has appeared on various online publications, including eHow.com. Burgess holds a Bachelor of Arts in computer information systems from DeVry University and her certified nurses aid certification.
Créditos Fotográficos
David De Lossy/Valueline/Getty Images