×
Loading ...

O que causa enxames de formigas?

Enxames de formigas geralmente são observados tanto por entomologistas quanto por leigos em lugares onde esses insetos são mais abundantes. Costuma-se ver enxames de formigas aladas emergindo de colônias estabelecidas, enquanto grupos de operárias sem asas podem ser notados pululando ao redor de fontes de alimento. Os entomologistas há muito tempo têm tido fascínio pelo comportamento das formigas, e o comportamento de enxame tem sido um dos principais interesses de pesquisa.

Acredita-se que as formigas possuam inteligência de enxame (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Inteligência de enxame

Entomologistas como a bióloga Deborah Gordon, da Universidade Stanford, estudam uma teoria chamada inteligência de enxame, que sugere que insetos como as formigas são governados pela inteligência coletiva em vez de pela individual. A inteligência de enxame explica por que colônias de formigas constroem estradas para si mesmas, delegam tarefas para as operárias de forma perfeita e respondem com rapidez e eficácia a formigas inimigas invasoras, enquanto as individuais são quase incapazes de solucionar um simples quebra-cabeça de navegação quando isoladas de outras formigas.

Loading...

Caçando alimentos

Um dos principais motivos pelos quais as formigas formam enxames é coletar alimentos para a colônia. A inteligência de enxame é altamente benéfica para a coleta de alimentos para insetos como as formigas por muitos motivos. Um enxame pode coletivamente encontrar o caminho mais curto e fácil para a melhor fonte de alimentos e coordenar esforços de forrageamento. Uma colônia de formigas também pode tomar decisões coletivas a respeito de quantas formigas devem ser enviadas em missões de forrageamento todo dia, principalmente ao levar em conta considerações como fontes de alimento conhecidas, a fartura de alimento necessária e a quantidade que resta na colônia. Desse modo, a inteligência de enxame pode tornar o forrageamento de comida extremamente eficiente.

Acasalamento

Outro motivo principal para os enxames de formigas é o acasalamento. As operárias, que compõem a maior parte da colônia, são estéreis e realizam apenas trabalhos manuais. As formigas aladas, tanto machos quanto fêmeas, são sexualmente maduras. Em certas épocas ao longo do ano, geralmente no início da primavera e no final do verão, as formigas aladas deixam as colônias e formam enxames de acasalamento. Essas formigas costumam formar enxames acima de elementos salientes da paisagem, como árvores grandes ou chaminés das casas. Esse fenômeno é conhecido como "hilltopping".

Enxames dentro de casa

Um enxame de formigas no lado de dentro é sinal de uma colônia interna estabelecida. As formigas raramente se deslocam para dentro a partir de colônias externas na ausência de uma interna. Formigas-carpinteiras e formigas-faraós são duas espécies que costumam estabelecer colônias internas. Outras espécies, como as do gênero Formica, geralmente formam colônias próximas a fundações de prédios e podem acidentalmente enxamear dentro de casa através de rachaduras nas fundações ou até mesmo nas chaminés.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...