Os efeitos da inversão de polaridade de uma fonte CC
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images
A eletricidade existe devido ao fluxo de partículas chamadas elétrons. A energia de corrente contínua (CC) flui em uma única direção e é gerada por baterias ou fontes de alimentação especiais. Uma fonte CC consiste em dois terminais, um positivo e um negativo. A polaridade de uma fonte pode ser invertida trocando os fios nos terminais positivo e negativo.
Fontes elétricas
Existem dois tipos de fontes elétricas. As de corrente alternada (CA) fornecem um sinal elétrico que oscila com o tempo. Tanto a tensão como a corrente nesses sinais oscilam entre valores positivos e negativos. Um exemplo de fonte CA é uma tomada doméstica. Uma fonte de corrente contínua (CC) fornece um sinal elétrico que flui em uma única direção e a uma tensão constante. Um exemplo de fonte CC é uma bateria.
Tensão
Tensão é uma medida de potencial de energia que cada elétron da corrente possui (energia potencial por carga de unidade). A inversão de polaridade de uma fonte CC resultará em um troca de sinal de tensão no dispositivo. A magnitude da tensão continua a mesma. Por exemplo, se uma bateria estiver conectada a um voltímetro e seus terminais positivo e negativo estiverem conectados a terminais de mesmo sinal, será medida uma tensão positiva. Porém, se a polaridade na bateria for invertida (condutores nos terminais positivo e negativo forem trocados), então será medida uma tensão negativa.
Corrente
Corrente é a medida da velocidade dos elétrons e é medida em amperes. A corrente elétrica flui do terminal positivo para o negativo de uma fonte CC. A inversão de polaridade de uma fonte CC resultará sempre em uma mudança de direção da corrente. A magnitude da corrente permanecerá a mesma.
Componentes elétricos
É necessário ser cauteloso ao inverter a polaridade de uma fonte CC. No geral, a polaridade não pode ser invertida em circuitos complexos. Componentes elétricos simples, como lâmpadas e motores CC, funcionarão normalmente depois da inversão de corrente. Isso pode ser útil para motores CC, visto que ele funcionará na direção oposta quando a polaridade for invertida. Outros componentes elétricos, como diodos, LEDs e capacitores devem ser conectados em uma polaridade particular para funcionar corretamente e evitar danos.
Mais Artigos
Diferença entre fusíveis de ação lenta e fusíveis de ação rápida→
O que pode causar baixa voltagem em uma tomada?→
Como medir a amperagem de saída em um transformador→
Como medir ampères ou watts com um multímetro→
Como eu calculo a pressão estática em exaustores?→
Diferença entre um inversor e um retificador→
Referências
Sobre o Autor
Samuel Markings has been writing for scientific publications for more than 10 years, and has published articles in journals such as "Nature." He is an expert in solid-state physics, and during the day is a researcher at a Russell Group U.K. university.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images