O ignitor do fogão a gás não produz faísca
Thinkstock/Comstock/Getty Images
A maioria dos fogões a gás modernos utilizam um sistema de ignição elétrico, ao invés de uma chama piloto permanente, para acender o gás emitido dos queimadores, tanto na parte do fogão, quando dentro do forno. Os ignitores são controlados por um módulo de faísca, que lhe fornece corrente elétrica, criando uma faísca, que faz o gás acender. Se nenhum dos ignitores do seu fogão a gás estiver produzindo faíscas, o módulo precisa ser substituído.
Vantagens da ignição elétrica
Sistemas de ignição elétricos são muito mais seguros do que um fogão que depende de uma chama piloto permanente. Com um sistema de chama piloto, cada queimador tem uma pequena chama que está sempre acesa, e esta, por sua vez, é quem acende o queimador. Sistemas de ignição elétrica eliminam a necessidade de uma chama constante e reduzem a sua conta de gás, pois não estão constantemente consumindo-o. Além disso, não há necessidade de reacender o ignitor elétrico com um fósforo, como ocorre com uma chama piloto.
Localização dos ignitores
Tanto a cavidade do forno quanto a parte de cima do fogão possuem diversos queimadores que são usados quando se cozinha. Cada queimador tem seu próprio ignitor instalado ao seu lado. No compartimento do forno, os ignitores estão montadas fisicamente ao lado dos queimadores, que estão escondidos atrás do painel inferior do forno ou atrás da proteção do queimador. Na parte de cima do fogão, os queimadores estão instalados ou no orifício do gás ou no apoio dele, e estão colocados bem perto -- aproximadamente a largura de duas moedas -- do queimador.
Módulo de faísca
O módulo de faísca está conectado a cada ignitor e fornece corrente elétrica a eles. Quando a corrente passa pelo ignitor, uma faísca é criada. Se nenhum dos ignitores do seu fogão produzem faísca, o módulo poderá estar quebrado e precisa ser substituído. Ele se localiza ou na caixa do painel de controle ou atrás do painel traseiro do fogão.
Substituição do módulo de faísca
Afaste o fogão da parede e retire-o da tomada. Retire os parafusos que prendem o painel superior traseiro, remova-o e localize o módulo de faísca. Se ele não estiver atrás desse painel, retire o painel inferior traseiro. Solte os parafusos de fixação que prendem o módulo antigo ao fogão ou desencaixe-o e o retire do gabinete, dependendo do modelo. Prenda o novo módulo ao fogão e então reconecte os cabos um a um. Coloque o painel traseiro de volta e então torne a ligá-lo na tomada.
Mais Artigos
Como solucionar problemas em um circuito de forno elétrico ou fogão Whirlpool→
Sinais de que precisamos de um novo compressor para a geladeira→
Como desativar o alarme de um Toyota→
Como consertar as velas de ignição do fogão→
Problemas com o relé da ventoinha de arrefecimento do Mégane→
Tipos de fornos de fundição de metal→
Referências
Sobre o Autor
Andrew Todd has been writing since 2006. He has written for the Consumer Search website and the U.S. Attorney's Office for the Middle District of Florida. Todd has a Bachelor of Science in criminal justice from the University of Central Florida.
Créditos Fotográficos
Thinkstock/Comstock/Getty Images