×
Loading ...

O que causa a formação de ferrugem no concreto?

A ferrugem, ou o óxido de ferro, é produto da reação do ferro ao ser exposto ao oxigênio e umidade. Esses dois fatores aparecem na atmosfera. O aço é feito principalmente de ferro, portanto, se não tratá-lo, ele enferrujará e você verá essa ferrugem no concreto. O aço pode expandir, pois as moléculas de óxido de ferro são maiores que as de ferro, e você começará a ver rachaduras e lascas no concreto.

A ferrugem é uma reação entre o ferro, o oxigênio e a água (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Moldes

Se você notar descolorações pontuais vermelhas e marrons na superfície do concreto, elas podem ser causadas pelos moldes de ferro usados no processo de construção. Os moldes de ferro são usados na colocação do concreto em construções. O concreto pré-fabricado também usa molde de ferro. Se o molde for exposto à água, começará a enferrujar e essa ferrugem aparecerá no concreto. Se ela estiver limitada ao exterior, você pode lixar e refazer o acabamento da superfície do concreto para removê-la.

Loading...

Reforços

Os reforços de aço apoiam o peso e ajudam a fixar a forma das estruturas de concreto. Se eles forem expostos, antes da utilização na construção, podem começar a enferrujar. Além disso, a ferrugem se forma em reforços expostos por rachaduras no concreto. Em estradas e pontes, a corrosão acelera rapidamente pelo acúmulo de sais e altas concentrações de dióxido de carbono da poluição industrial. Além disso, o concreto é poroso, portanto a água pode infiltrar ao longo do tempo, causando o enferrujamento do sistema de apoio.

Agregados e fertilizantes

O concreto enferrujado também pode ter cascalho ou pó de ferro em seu agregado. A pirita, que é sulfato de ferro, e a marcassita misturadas no agregado incentivarão o enferrujamento. Diferente da ferrugem dos apoios, porém, o agregado não se decompõe, e a ferrugem apenas se acumula na superfície, de forma que você verá as manchas aparecendo. Fertilizantes que acidentalmente sejam aplicados no concreto também podem fazer com que o ferro nele enferruje.

Aceleradores

A formação e disseminação da ferrugem é acelerada pelo calor. O concreto se hidrata quando aquece, e a água faz com que a formação e disseminação da ferrugem sejam mais rápidas. Além disso, água com sal, que é um forte condutor elétrico, acelera a disseminação. Se a água tiver baixo pH, como a chuva ácida, ela também acelerará a ferrugem. Quando metais são misturados ao ferro, como no aço, eles aumentam a formação de ferrugem, por conta das reações eletroquímicas.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...