Causas de perda de apetite e sede excessiva

George Doyle/Stockbyte/Getty Images
O corpo humano é como um relógio, tem hora certa para cada tipo de atividade. Existe o momento de dormir, de acordar, de comer, de beber e de ir ao banheiro. Com o passar dos anos o corpo vai adquirindo um ritmo próprio. Se por acaso a fome não é sentida nos horários em que você costuma se alimentar ou há uma sensação de sede excessiva além da normalidade, é preciso interpretar isso como um sinal que o seu corpo está enviando. Se esses sintomas persistirem por muito tempo, não dê bobeira e consulte um médico!
Problemas emocionais

Stockbyte/Stockbyte/Getty Images
Fatores como estresse da vida cotidiana nas grandes cidades, tristeza prolongada e depressão podem estar diretamente ligados a alterações físicas. Esses distúrbios mentais podem alterar várias funções corporais, inclusive diminuindo o apetite. Geralmente a diminuição da vontade de comer que está relacionada à depressão acontece de forma lenta, ao contrário da causada por fatores físicos. Junto com a falta de fome vem a perda de peso, dores de cabeça constantes e fadiga além do normal. Fique atento para evitar que um problema isolado acabe gerando uma bola de neve de distúrbios na sua vida. Encare a perda de apetite como algo sério e visite um médico.
Anorexia

David De Lossy/Photodisc/Getty Images
A anorexia nervosa é um transtorno alimentar que está associado diretamente à perda de apetite e à sede em excesso. Esse distúrbio é caracterizado por uma fobia de subir de peso e uma obsessão em evitar qualquer tipo de alimento. A pessoa anoréxica se vê como alguém gordo e evita ingerir comida para não subir de peso. É preciso estar atento principalmente com adolescentes, a parcela da população que está muito mais propensa a desenvolver esse tipo de transtorno. Além da falta de fome e sede excessiva, a anorexia causa insônia, pressão arterial baixa e alteração do ciclo menstrual.
Diabetes insipidus

Creatas Images/Creatas/Getty Images
Tanto diminuição de apetite e sensação constante de sede são sintomas de Diabetes Insipidus. Essa doença é caracterizada pelo mal funcionamento dos rins. Eles se tornam incapazes de conservar líquidos e fazer a filtragem do sangue. Na literatura médica existem dois tipos de Diabete Insipidus: o central, que pode ter origem em traumatismos cranianos ou cirurgias e o tipo nefrogênica, que pode ter razão hereditária ou ser adquirido por alguma outra doença. Além de alterar o apetite e a sede, o Diabetes Insipidus também gera um grande volume de urina, fazendo com que a pessoa tenha que ir ao banheiro constantemente.
Sede excessiva

Creatas Images/Creatas/Getty Images
É comum sentir sede quando algum alimento mais picante é ingerido ou algum esporte que exige mais do corpo é praticado. No verão também, como mais água é eliminada pela transpiração, aparece uma vontade maior de ingerir líquidos. O problema ocorre quando essa sede é constante, sem nenhuma causa externa aparente. A hipercalcemia, que surge quando existem alterações do nível de cálcio no sangue, pode ser uma das causas da sede excessiva. Isso acontece quando o cálcio é absorvido em excesso pelo intestino e eliminado de forma diminuída na urina.
Mais Artigos
Referências
Sobre o Autor
Túlio Pires Bragança is a publicist and creative writer based in Buenos Aires. He has 10 years experience working with internet and communications for big clients such as Google, HSBC, Fox, Pepsi and Cisco. He also has five years experience working in the entertainment industry.
Créditos Fotográficos
George Doyle/Stockbyte/Getty Images