O que é gastrite eritematosa?
A gastrite é uma irritação ou inflamação no revestimento do estômago, e também pode se referir à erosão do revestimento. A eritematosa ocorre quando a pele fica vermelha por causa da dilatação dos vasos sanguíneos. Em alguns casos, é uma resposta normal a uma inflamação e pode acelerar a cicatrização. Porém, casos severos de dilatação de vasos sanguíneos podem enfraquecê-los e rompê-los, causando sangramento na área.
Tipos e causas
A gastrite pode ser aguda ou crônica. A aguda é de curto prazo, geralmente menos de seis meses, usualmente causada pela ingestão de produtos ou alimentos que irritam e corroem a mucosa gástrica, incluindo álcool e drogas. A gastrite crônica geralmente tem origem autoimune, mas também pode ser causada por estresse, úlcera crônica ou lesões cancerígenas, durando mais do que seis meses. Infecções causadas pela Helicobacter pylori, uma bactéria localizada no revestimento do estômago, também são uma das causas da gastrite.
Diagnóstico
Procedimentos não invasivos incluem a ultrassonografia, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Procedimentos invasivos, como a endoscopia, podem visualizar claramente a vermelhidão da gastrite eritematosa, sinais de lesões em desenvolvimento e sangramentos. As infecções bacterianas podem ser diagnosticadas com o teste respiratório com ureia.
Sinais e sintomas
Depois da gastrite, vem a anorexia. Ela é uma resposta normal do corpo para minimizar os danos ao estômago causados pela secreção de ácido gástrico a cada refeição. Se alimentos forem inseridos à força pelo trato gastrointestinal, há a possibilidade da ocorrência de náusea e vômito. Também pode haver cólicas abdominais, diarreia e febre. Em casos severos, pode ocorrer hemorragia gastrointestinal indolor se o revestimento da mucosa for perfurado ou se vasos sanguíneos forem rompidos.
Tratamento
Dependendo da causa original da gastrite, as intervenções são diferentes. Tratamentos medicinais incluem dieta, terapia dos fluídos e medicamentos. Uma dieta suave ou líquida pode diminuir o estresse do estômago durante a digestão. Os antibióticos também são indicados se a doença for causada por uma infecção. Tratamentos medicinais com antiácidos, inibidores da bomba de prótons e anti-histamínicos ajudam na cicatrização gástrica, diminuindo a acidez do estômago e criando um ambiente propício para a regeneração da mucosa gástrica. O consumo de álcool é vetado por causa do seu efeito ácido. Em caso de desidratação por causa da anorexia ou vômito excessivo, é necessário hidratar-se. Como última opção, em caso de morte de tecido ou hemorragia grave, é realizada uma cirurgia. Ensinamentos saudáveis podem ajudar bastante o paciente, além de melhorar o prognóstico da doença e diminuir a chance de recorrência.
Cuidados
A gastrite pode atingir qualquer pessoa em qualquer momento. Estar ciente da doença pode poupar tempo, dinheiro e vidas. Os sinais e sintomas não devem ser ignorados. Hábitos e dietas saudáveis são de suma importância. O tratamento da doença é possível, com exercícios e visitas regulares ao médico.
Referências
- "Brunner and Suddarth's Textbook of Medical-Surgical Nursing 10th edition;" MaryJo Boyer; 2003 [em inglês]
- "Medical Surgical Nursing 3rd edition;" LeMone e Burke; 2003 [em inglês]