×
Loading ...

Como fazer um cenário de rua em palco para uma peça

Um dos cenários exteriores mais comuns para uma peça é a cena de rua. Representar visualmente uma rua em um espaço pequeno como o palco do teatro pode ser feito de diversas maneiras, dependendo do seu orçamento e das habilidades artísticas de sua equipe técnica.

Instruções

O espaço do palco deve ser usado com inteligência (Adam Taylor/Digital Vision/Getty Images)
  1. Use objetos tridimensionais que representem uma rua. A plateia terá uma impressão urbana se estiverem olhando para objetos familiares, como postes, bancos, placas e canteiros (como arbustos bem podados de ruas residenciais).

    Loading...
  2. Faça o cenário de fundo montando as fachadas de casas e prédios. Dependendo de seu orçamento e da quantidade de tábuas que tiver, será possível fazer um cenário de prédios tridimensional com portas para serem abertas, janelas, passadiços para os atores, ou simplesmente pinte a imagem de um prédio diretamente sobre a tábua. De todo modo, tente criá-los em tamanho real.

  3. Pinte o chão para representar asfalto ou paralelepípedo. Faça um padrão retangular de papelão para representar tijolos ou faça-os de tamanhos diferentes. Rascunhe cada um individualmente e pinte a argamassa entre eles, e depois o interior de cada pedra. Crie a textura usando camadas múltiplas de tinta (mais clara, seguida de mais escura), e aplicando a segunda com uma esponja.

  4. Crie uma imagem da rua em perspectiva à distância no fim do cenário. Projete o chão para que fique paralelo à beira do palco, mas faça virar para cima e então para os lados. Pinte o chão até o fim do cenário de fundo, e daí continue com as mesmas cores, mesclando o padrão e afinando a perspectiva para criar a ilusão de que ela se projeta pelo horizonte.

Loading...

Dicas

  • Se não estiver acostumado a pintar perspectiva, busque alguns desenhos e fotografias para imitar, ou então fotografe você mesmo.

O que você precisa

  • Elementos grandes de cena exterior
  • Madeira
  • Itens de carpintaria
  • Tinta doméstica

Referências

Loading ...
Loading ...