Como fazer um chapéu coco de tecido

••• Thinkstock/Comstock/Getty Images

Também conhecido como dérbi, o chapéu coco foi popularizado na década de 50 como um substituto para a cartola. O formato arredondado faz esse chapéu ser um dos mais fáceis para moldar, visto que as bordas naturalmente se dobram após a secagem. Usando um bloco e processo de forma livre, os fabricantes usam a ajuda do vapor para moldar lã no formato clássico de chapéu coco. Com um pouco de alongamento, alisamento e dobra, mesmo um chapeleiro iniciante pode criar um chapéu desses à mão para fantasias ou usar no dia a dia.

Passo 1

Use a fita métrica para fazer as medidas da cabeça da pessoa que usará o chapéu. Use alfinetes para marcar o comprimento da coroa ao redor do bloco, e adicione o quanto de tecido for necessário para ajustar a circunferência da cabeça.

Passo 2

Corte um círculo no feltro de lã com a tesoura de tamanho suficiente para caber a medida da circunferência, comprimento da coroa e das abas curvadas.

Passo 3

Sature o círculo de lã com o vaporizador. Coloque o feltro no bloco. Estique gentilmente o feltro para alisa-lo em volta do formato esférico do bloco.

Passo 4

Alfinete o feltro de lã esticado em volta da coroa na frente, atrás, lado esquerdo e direito.

Passo 5

Coloque um elástico ao redor do chapéu e do bloco, colocando-o diretamente abaixo dos quatro alfinetes na coroa. O elástico cria um recuo na lã marcando onde a fita será colocada.

Passo 6

Assim que as pontas do feltro começarem a dobrar para cima naturalmente, role as bordas para dentro na direção da coroa para criar o clássico formato do chapéu coco.

Passo 7

Assim que secar, use a fita para formar a faixa por baixo da coroa. Remova o elástico e cole a fita na área recuada com cola quente.

Mais recentes

×