Ciclo de vida do Chilomastix mesnili
Bacteria Colonies image by ggw from Fotolia.com
O Chilomastix mesnili é um parasita unicelular que se encontra dentro da categoria geral de protozoários intestinais não patogênicos, na qual se encontra meia dúzia de espécies. Ele pertence à família Tetramitidae. Esse parasita é encontrado, na maioria das vezes, nos intestinos e é considerado inofensivo, mesmo para pessoas com o sistema imune comprometido. O Chilomastix mesnili tem um ciclo de vida de sete estágios que depende da interação com o animal hospedeiro.
Importância
O Chilomastix mesnili instala-se dentro do trato intestinal por conta própria, mais especificamente no cólon. Embora o microrganismo seja microscópico e só possa ser identificado em uma amostra de fezes, ele não possui a habilidade de entrar nas células da parede intestinal e também não é capaz de se espalhar para outras partes do corpo.
Transmissão
Chilomastix mesnili é transmitido para o corpo humano através da simples contaminação da água ou alimento ou pela via oro-fecal. Isso quer dizer que a transmissão ocorre a partir de fezes contaminadas de um indivíduo infectado para a boca (através da ingestão) de um novo hospedeiro. Mesmo uma minúscula quantidade de matéria fecal, por exemplo, que for deixada microscopicamente na mão depois de uma visita ao banheiro, pode ser transferida para outra pessoa e causar infecção.
Ciclo de vida prematuro
O Chilomastix é, na maioria das vezes, encontrado no ambiente dentro de um cisto, que é criado dentro do intestino do hospedeiro. Na forma de cisto, o Chilomastix encontra proteção contra o ambiente e assim são melhor sucedidos em encontrar uma entrada em outro hospedeiro. Os trofozoítos individuais (Chilomastix adulto), assim como os cistos, são encontrados nas fezes. Os cistos são ingeridos através de alimento ou água contaminada, ou por via oro-fecal.
Ciclo de vida tardio
Os trofozoítos são liberados ao ambiente externo a partir do cólon e, às vezes, do intestino delgado do hospedeiro infectado. Acredita-se que o Chilomastic, um organismo comensal, não prejudica e nem beneficia o ambiente do hospedeiro em que ele reside e se nutre. Esse protozoário persistente é encontrado no mundo todo.
Os sete estágios
A partir do cólon dos seres humanos, o trofozoíto é depositado no ambiente. Um cisto é formado dentro do intestino. Cistos ou trofozoítos misturam-se em meio ao fluxo fecal. Todos os cistos são eliminados na água ou no solo. O cisto é consumido através de água ou alimento contaminado. Os trofozoítos são liberados para fora do cisto no ambiente intestinal. O Chilomastic, então, multiplica-se por divisão nuclear.
Mais Artigos
Eu posso dar comprimidos de carvão ativado ao meu cachorro?→
Cirurgia do saco anal para cães→
Causas da perda de olfato em cães→
Quais são as causas e o tratamento para baixa contagem de albumina e globulina em cachorros?→
Sintomas da alergia ao flúor→
As galinhas podem transmitir doenças aos humanos?→
Referências
- CDC: Divisão do Doenças Parasitárias: Protozoário intestinal não patogênico [em inglês]
- Integrated Publishing: Ciclo de vida do Chilomastic mesnili [em inglês]
- "Foundations of Parasitology (7th ed.)"; G. Schmidt and L. Roberts; 2005 [em inglês]
Créditos Fotográficos
Bacteria Colonies image by ggw from Fotolia.com