Cinco necessidades básicas de um animal

NA/AbleStock.com/Getty Images
Para sobreviver, um organismo precisa de nutrição, água, oxigênio, um hábitat e temperatura adequada. A falta de qualquer dessas necessidades fundamentais é prejudicial para a sobrevivência de um animal, no máximo, e seu crescimento e desenvolvimento, no mínimo.
Água
O nutriente mais importante para a sobrevivência é a água, de acordo com o Instituto de Alimentos e Extensão de Ciências Agrícolas da Universidade da Flórida. A água é o meio em que todas as reações químicas ocorrem dentro do corpo de um animal. Se um animal perde um décimo de sua água por qualquer razão, os resultados são fatais. A água também tem função na excreção de resíduos, regulando a temperatura corporal e o transporte de alimentos.
Alimento
Em termos de dieta, existem três tipos de animais: carnívoros, herbívoros e onívoros. Em um nível fundamental, o alimento fornece energia para os animais. As adaptações permitem que todos os animais obtenham alimento. Os herbívoros com dentes, por exemplo, têm dentes redondos grandes e planos que os ajudam a moer folhas de plantas e gramíneas. Alguns animais carnívoros, como ursos, cães e gatos grandes têm caninos e incisivos afiados para mastigar carne com facilidade. O sistema digestivo de animais tem proteínas conhecidas como enzimas que quebram a comida e a convertem em energia.
Oxigênio
Todos os animais devem respirar oxigênio para sobreviver. Espécies terrestres recebem oxigênio do ar, o qual inalam diretamente para os pulmões. Espécies de água doce e marinhas filtram o oxigênio da água usando suas brânquias. O oxigênio também é importante na destruição de bactérias nocivas no corpo sem sacrificar as bactérias necessárias.
Temperatura
A temperatura externa é um fator importante para a sobrevivência dos animais. Dos grupos de vertebrados, os anfíbios, répteis e peixes – animais de sangue frio – assumem a temperatura de seu ambiente. A maioria tem a pele fina. As aves e os mamíferos, por outro lado, que são denominados de sangue quente, podem regular sua própria temperatura corporal. No entanto, alguns mamíferos, como ursos, esquilos e morcegos, hibernam durante o inverno para evitar temperaturas mais frias. A hibernação permite aos animais viver de gordura corporal armazenada e deixar a temperatura corporal cair cerca de dez graus centígrados.
Hábitat
Todo animal precisa de um lugar para viver – um lugar onde ele possa encontrar comida, água, oxigênio e temperatura adequada. Um hábitat também oferece abrigo contra os elementos, proteção contra predadores, um companheiro para reprodução e um lugar para criar seus filhotes. Alguns exemplos de hábitats são florestas caducifólias e coníferas, pântanos, desertos, savanas, florestas tropicais e o oceano. Alguns animais usam vários lugares a seu favor. Por exemplo, alguns pássaros voam sobre pastagens em busca de comida, mas constroem seu ninho em florestas densas ou nas copas das árvores.
Referências
- Departamento de Gestão Territorial dos EUA; Herbívoros de Idaho [em inglês]
- Associação Nacional Oceânica e Atmosférica – Centro de Ciências de Pescado do nordeste; Os peixes respiram ar? [em inglês]
- Extensão Cooperativa da Universidade de Clemson; Exigências de hábitat da vida selvagem: comida, água, abrigo e espaço; Greg Yarrow; maio de 2009 [em inglês]
Sobre o Autor
Skip Davis has been writing professionally since 2005. His work has appeared in "Southern Literary Magazine," on various websites and in graphic panels at the Jackson Zoological Park in Jackson, Miss. Currently living in Southern California, Davis received his Bachelor of Arts in theater at Belhaven College.
Créditos Fotográficos
NA/AbleStock.com/Getty Images