Como fazer citação indireta de conteúdos da internet

••• hands on the laptop image by Alexey Klementiev from Fotolia.com

Tendo em mente a integridade profissional e acadêmica dos seus artigos científicos, é fundamental que você cite adequadamente suas fontes, inclusive páginas da Internet. Até paráfrases sem a citação apropriada são consideradas plágio. Com o predomínio de trabalhos acadêmicos publicados online é possível que boa parte da sua pesquisa seja feita na Internet. O uso de referências no texto e uma página de Referências no final de seu trabalho permitirá que você faça citação indireta de trechos de web-sites que não fornecem número de página.

Passo 1

Copie os endereços das suas fontes online enquanto estiver fazendo sua pesquisa e escrevendo seu artigo. Junte-os em uma lista num arquivo separado, que irá formar a sessão de referências no final de seu trabalho. Você pode revisar essa lista à medida que escreve, eliminando fontes irrelevantes e adicionando outras.

Passo 2

Crie referências no corpo do texto para as passagens onde você parafraseia parágrafos específicos. Essas citações devem estar entre parênteses e indicar brevemente o sobrenome do autor, o título do artigo ou o do web-site. Exemplos: (Sobrenome) ou (Título do artigo).

Passo 3

Se não houver autor disponível, como na maioria dos sites, cite o nome do artigo. Se o artigo não tiver um título, então coloque o nome do web-site. Para fontes eletrônicas, não é necessário incluir a página ou o número do parágrafo.

Passo 4

Liste no corpo do texto o nome parcial da página somente se ela for um grande domínio, como por exemplo, (Globo.com). Não inclua, no corpo do texto, a URL inteira, como em (http://www.globo.com).

Passo 5

Crie uma sessão chamada Referências com a lista das citações completas. Para fontes eletrônicas, use a seguinte ordem: SOBRENOME DO AUTOR, Primeiro nome. Título do artigo (destacado). http://www. URL completa. Acesso em: dia, mês e ano.

Mais recentes

×