Como citar linhas e estrofes de poemas

Como citar linhas e estrofes de poemas

Comstock/Stockbyte/Getty Images

Após encontrar um poema que se encaixa perfeitamente naquilo que deseja expressar ou que descreva a cena que você quer criar, atribuí-lo corretamente é essencial para a sua credibilidade como escritor. Fazê-lo incorretamente, ou sequer fazer, pode levar o seu trabalho a ser visto como plágio. Para citar poesias em um projeto de pesquisa é preciso seguir algumas regras básicas.

Step 1

Separe, com aspas, as linhas que deseja usar. Se elas fizerem parte de um diálogo, use aspas duplas para toda a citação e aspas simples para a fala da pessoa.

Step 2

Aplique uma citação entre parênteses após as aspas, denotando a esfrofe e a linha dessa estrofe. Por exemplo, "(3.4)", ou seja, citação retirada da quarta linha, da terceira estrofe. Normalmente, você deve mencionar o nome do autor, o título da sua obra e o nome do poema ao introduzir a citação. Se citar uma estrofe completa, use apenas um número, como o três, para indicar qual estrofe está sendo usada.

Step 3

Use o nome do autor na referência entre parênteses, se você já não tiver feito isso ao introduzir a citação. Por exemplo, use (Dickinson 3.4) no final da citação, se não tiver mencionado o nome da autora antes. Mesmo assim, deve escrever o título do poema logo que escrever a citação. Se estiver usando duas linhas dele, use uma vírgula para separá-las. Seguindo o exemplo acima, você escreveria (Dickinson 3.4,5) para indicar as linhas quatro e cinco da terceira estrofe.

Step 4

Para citar mais que quatro linhas, divida-as do resto do seu trabalho. Para isso, adicione uma linha extra e recue cerca de 2 cm em ambos os lados da citação. Cite-os usando um traço para informar as linhas da estrofe usada. Por exemplo, (Dickinson 3.4-7) indica que você citou as linhas de 4 a 7 da sua terceira estrofe.

eHow Brasil
×