×
Loading ...

Como cobrir o cabo de uma espada samurai

Poucos objetos da cultura oriental alcançaram, no ocidente, o nível de popularidade que a katana atingiu, também conhecida como "espada samurai", por conta da casta de guerreiros que a empunhava. A katana é tanto um objeto artístico quanto uma arma de combate e isso se reflete em todos os aspectos de sua fabricação; talvez o exemplo mais óbvio seja a cobertura do cabo -- "tsuka", em japonês. O cabo de uma katana pode ser enrolado em vários estilos diferentes usando uma única tira de tecido, conhecida como "ito". A amarra mais básica é o tradicional padrão de diamante.

Instruções

A amarração do cabo de uma katana é conhecido como "tsuka-ito", em japonês (katana image by NetGraphi from Fotolia.com)

    Amarra

  1. Para definir o comprimento de ito necessário para enrolar o cabo da katana, meça o comprimento do cabo em centímetros e acrescente 7,5 cm a esse valor. Você necessitará de 30 cm de ito para cada 2,5 cm da medida do cabo. Se ele tiver 22,5 cm, por exemplo, você precisará de 3,6 m de ito para enrolá-lo de forma adequada.

    Loading...
  2. Encontre o centro de seu ito, coloque-o perto da parte superior do cabo (próxima à lâmina) e pressione firmemente as duas pontas, de forma que a amarra dê uma única volta firme contra o cabo.

  3. Pressione uma das pontas do ito contra o cabo em um ângulo entre 30° e 45°. Segure-a com o polegar e dobre-a sobre o centro do cabo.

  4. Faça outra dobra imediatamente após a primeira e segure-a firmemente contra o cabo para que elas não se desmanchem.

  5. Pegue a ponta que ainda não foi dobrada e coloque-a sobre a primeira. Repita os passos 4 e 5 de forma que você tenha dois pedaços de ito cruzando-se em forma de "X".

  6. Segure as pontas firmemente e vire o cabo. Repita os passos 4, 5 e 6. Após cada "X", empurre o ito em direção à lâmina, de forma que eles fiquem bem apertados uns contra os outros. As únicas partes do cabo que devem estar visíveis são aquelas que formam o padrão de diamante entre os "X".

  7. Enrole todo o cabo dessa forma e amarre as extremidades soltas de ito. Puxe uma em direção à lâmina e passe-a por baixo do último "X".

    Amarrando

  1. Passe a outra extremidade de ito por baixo da primeira, formando um laço, passe-o por baixo da dobra e junte as duas extremidades na parte inferior do cabo. Alguns cabos são feitos com uma ranhura chamada "shitadome", através da qual ambas as extremidades devem passar.

  2. Passe a primeira extremidade de ito sob a primeira dobra "X" e amarre-a ou aplique uma cola forte; corte o excesso de ito e dobre o restante sob o "X".

  3. Pegue a extremidade restante de ito, passe-a sobre o primeiro "X" e empurre-a sob o laço criado ao empurrar as duas extremidades sob o "X" perto da parte inferior do cabo. Amarre e corte ou aplique uma cola forte e passe-a sob o laço.

Loading...

Dicas

  • Amarrar o laço final é um processo complexo e difícil de descrever. Para mais informações e um passo-a-passo com fotos, leia "The Art of Tsukamaki", de Thomas L. Buck.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Tecido ito

Referências

Loading ...
Loading ...