Materiais usados para fazer fio elétrico

••• Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images

A energia chega até as casas e tomadas das residências através da fiação elétrica. Esses fios são feitos de metal e isolantes. O tipo de fio afeta a qualidade do sistema.

Fio

Adam Crowley/Photodisc/Getty Images

O principal componente de um fio elétrico é o metal que conduz a eletricidade. Os fios elétricos mais modernos são feitos de cobre, porque ele possui alta condutividade e alta flexibilidade. Durante a escassez do cobre e pelo fato de ser uma alternativa de menor custo, o alumínio e o alumínio folheado a cobre, que são menos condutores, eram usados nos fio elétricos. No entanto, o metal mais comum encontrado em fios elétricos é mesmo o cobre.

Isolantes

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Pelo fato de as correntes passarem por fora dos fios de cobre, eles precisam ser isolados de outros fios e superfícies condutoras. No passado, a borracha era usada para isolar, mas, atualmente, os preferidos são os polímeros modernos. Alguns isolantes usados em fios elétricos incluem o cloreto de polivinil (PVC), teflon e polietileno.

Cabos

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Algumas vezes fios múltiplos são colocados juntos em um cabo. Esses fios isolados individualmente são enrolados ou trançados e, às vezes, são colocados em um revestimento secundário, chamado escudo, para protegê-los de interferências eletromagnéticas ou para oferecer um melhor isolamento.

Mais recentes

×